Questões de Concurso Público UFSCAR 2022 para Assistente em Administração
Foram encontradas 4 questões
• Análise e avaliação de documentos acumulados nos arquivos;
• Estabelecimento de prazo de guarda;
• Determinar quais serão arquivos permanentes ou eliminados. De qual fase da Gestão Documental essas atividades fazem parte?
Assinale a alternativa correta.
I. São motivados pela nova a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - lei 13.709). Nesse sentido, a gestão de documentos foi criada para garantir a segurança de documentos sensíveis, evitando situações de perda, vazamentos, desatualização ou danos das informações;
II. A gestão de documentos objetiva principalmente assegurar a produção, arquivamento seguro, utilização, atualização, distribuição e descarte correto dos documentos;
III. A gestão de documentos também visa garantir que os dados e informações sejam de fácil acesso e de domínio público;
IV. Dentre os objetivos estão garantir a classificação e identificação ou nomeação correta dos documentos para dar agilidade no uso, por parte de quem precise deles e esteja autorizado a acessá-los.
V. A última etapa da gestão de documentos é o arquivamento dos documentos, respeitando um ciclo de vida pré-determinado dos documentos e o manejo compatível, isto é, um prazo de retenção e destinação ou descarte segundo critérios tais como: frequência de consulta, nível de importância e vigência administrativa.
A sequência correta da classificação das afirmações, de cima para baixo é:
I. Não adotar siglas.
II. Não usar acentuação.
III. Não abreviar palavras.
IV. Separar palavras com _ (under line).
V. Numerar a versão salva e/ou o número da revisão em questão dentro de uma quantidade de revisões feitas.
A sequência de todas as afirmações corretas é:
I. As organizações vêm cada vez mais transformando ou produzindo documentos exclusivamente em formato digital.
II. O documento digital é aquele codificado em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de recursos computacionais. Exemplo: textos, imagens fixas, imagens em movimento e mensagens de correio eletrônico e base de dados.
III. Os meios e tecnologias digitais de processamento, transmissão e armazenamento de informações proporcionaram facilidades como: redução de custos e desperdícios de papel, e aumento da eficácia dos processos de criação, troca e difusão da informação.
IV. Com o advento da tecnologia computacional, não há mais riscos de perda desses documentos.
V. Uma ameaça à gestão de documentos digital é o risco de “apagão digital”, um evento cada vez mais recorrente causado por quedas de energia, aumento do tráfego na rede ou até mesmo por ataques cibernéticos. Por isso uma organização deve investir em infraestrutura de backup e/ou ter cópias impressas de documentos essenciais, com vistas a esse tipo de ocorrência.
A sequência que contém todas as afirmações verdadeiras é: