Questões de Concurso Público UFSC 2022 para Técnico em Radiologia

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971370 Radiologia
As radiações ionizantes, como o próprio nome sugere, têm o poder de ionizar átomos de moléculas. Quando esse fenômeno ocorre em moléculas que pertencem a células de tecidos vivos, acontece o que denominamos efeitos biológicos das radiações ionizantes. Sobre esses fenômenos, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971371 Radiologia
As radiações ionizantes são formas de energia que podem ser produzidas de forma espontânea por átomos de elementos químicos instáveis ou artificialmente por equipamentos desenvolvidos pelo homem. Sobre a produção das radiações ionizantes, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando um equipamento emissor de raios X diagnósticos é operado a uma tensão de pico de 100 kVp, os fótons produzidos podem ter energia variando entre 0 e 100 keV.
II. Os raios X e os raios gama são produzidos em diferentes partes do átomo; os primeiros têm como origem o interior de átomos radioativos, ao passo que os segundos são oriundos da nuvem eletrônica de átomos estimulados artificialmente. Portanto, pode-se distingui-los, mesmo considerando-se um raio X e um raio gama de mesma energia.
III. Os raios X são produzidos quando elétrons, acelerados por alta tensão, são lançados contra um material. Ao interagir com esse material, os elétrons ganham energia e transferem parte dessa energia para o meio.
IV. A radiação produzida através da interação entre elétrons com alta energia cinética e os núcleos dos átomos do material, ao qual esses elétrons foram lançados, é denominada de “radiação de freamento” ou Bremsstrahlung.
V. Devido à limitada capacidade dos equipamentos emissores de raios X nos primórdios da radiologia, costumava-se dizer que os raios gama tinham maior energia que os raios X. Contudo, com os aceleradores lineares atuais é possível produzir raios X com energias mais elevadas que as emissões de raios gama.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971372 Radiologia
Apesar de seu grande valor em algumas atividades humanas, sobretudo na medicina, o uso das radiações ionizantes pode ter consequências maléficas sobre a saúde das pessoas. Portanto, para lidar com essas radiações, desenvolveu-se todo um sistema de proteção radiológica de forma a tornar o uso das radiações mais seguro. Acerca da proteção radiológica e seu sistema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As exposições à radiação podem ser classificadas em exposição ocupacional, exposição médica e exposição natural.
II. As exposições, excluída a ocupacional, ocorridas consciente e voluntariamente com indivíduos que prestam apoio a pessoas em diagnóstico e/ou tratamento são consideradas exposições médicas.
III. Nos serviços em que se utilizam as radiações ionizantes, é obrigação do empregador prover um sistema de monitorização individual, transmitir as instruções de uso e manter um controle das doses dos trabalhadores.
IV. Constituem as principais medidas para minimizar a exposição ocupacional: maximizar a distância da fonte de radiação; minimizar o tempo de exposição; usar blindagem; colimar corretamente o feixe de radiação; e usar corretamente o filtro do feixe primário.
V. O componente protetor das vestimentas de proteção radiológica é produzido em borracha plumbífera e tem seu nível de proteção expressado em espessura equivalente de chumbo, usualmente em milímetros de chumbo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971373 Radiologia
Um equipamento de raios X diagnóstico tem diversos componentes e recursos. Sobre o funcionamento de um equipamento e/ou seus componentes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971374 Radiologia
A radiologia digital dispõe de duas tecnologias: radiografia computadorizada (RC) e radiografia digital (RD). Sobre esses sistemas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A RC utiliza uma placa de armazenamento de fósforo (PAF). Quando exposta à radiação, seus elétrons entram em um estado de excitação metaestável, formando a imagem latente que pode ser lida com estimulação por luz infravermelha.
II. A imagem da RC caracteriza-se pela latitude extremamente restrita. Em virtude disso, nesse sistema, a técnica radiográfica não é tão crítica, pois o contraste não muda com a variação da exposição à radiação.
III. A abordagem convencional de que o “kVp controla o contraste e o mAs controla a densidade óptica” não se aplica à RC. Como o contraste da RC é constante, independentemente da exposição, imagens podem ser feitas com elevado kVp e baixo mAs, levando a uma redução de dose no paciente.
IV. A RD pode utilizar detectores indiretos, nos quais há um cintilador, como o iodeto de césio, acoplado a um dispositivo conversor de luz em sinal elétrico, como silício amorfo, ou pode utilizar detectores diretos, como o selênio amorfo, nos quais os fótons de raios X são convertidos diretamente em sinal elétrico.
V. Uma grande vantagem da RD é a resolução espacial, uma vez que, apesar da resolução de contraste ser limitada pelo tamanho do pixel, nenhuma radiografia convencional pode corresponder à RD em resolução espacial.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971375 Radiologia
O tomógrafo é um equipamento muito importante na área médica, pois permite obter imagens do corpo humano sem sobreposição de estruturas anatômicas, o que frequentemente torna o diagnóstico de patologias mais preciso. Sobre esse equipamento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971376 Radiologia
O posicionamento correto das estruturas de interesse é fundamental para realização de radiografias de boa qualidade que assegurem um diagnóstico preciso. Sobre o posicionamento correto em incidências radiológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971377 Radiologia
Um parâmetro muito importante que pode impactar significativamente a qualidade de uma imagem radiográfica é o correto posicionamento do Raio Central. Assinale a alternativa em que o posicionamento do Raio Central está correto.  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971378 Radiologia
Sobre a incidência AP Axial de crânio, Método de Towne, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971379 Radiologia
Os profissionais das Técnicas Radiológicas devem observar e guiar sua conduta pelo Código de Ética de sua profissão. Sobre esse importante documento, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971380 Radiologia
Com relação às normas, rotinas, protocolos e procedimentos operacionais para todas as atividades executadas no serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A elaboração e a implementação das normas, rotinas, protocolos e procedimentos operacionais são atribuições do responsável legal ou do profissional legalmente habilitado formalmente designado por ele.
II. As normas, rotinas, protocolos e procedimentos operacionais devem estar em conformidade com a legislação vigente, as instruções de uso dos fabricantes dos produtos utilizados e evidências científicas atualizadas.
III. O serviço de radiologia diagnóstica ou intervencionista deve garantir que toda a equipe conheça e execute suas atividades conforme as normas, rotinas, protocolos e procedimentos operacionais estabelecidos.
IV. As normas, rotinas, protocolos e procedimentos operacionais devem estar escritos em linguagem acessível e armazenados em local sigiloso, sob os cuidados do responsável legal.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971381 Radiologia
A Resolução RDC no 330 aplica-se a todas as pessoas jurídicas ou físicas, de direito privado ou público, civis ou militares, envolvidas com:
( ) prestação de serviços de radiologia intervencionista.
( ) prestação de serviços de radiologia diagnóstica.
( ) fabricação e comercialização de equipamentos para utilização em radiologia diagnóstica ou intervencionista, bem como de seus componentes e acessórios.
( ) utilização de radiações em atividades de ensino e pesquisa em saúde humana.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971382 Radiologia
Assinale a alternativa correta. De acordo com o Código de Ética dos profissionais das técnicas radiológicas, faz(em) parte das responsabilidades e deveres desse profissional:
I. Observar em sua conduta os princípios éticos e morais, primando pela dignidade da profissão.
II. Observar rigorosa e permanentemente as normas de proteção radiológica.
III. Realizar a calibração dos equipamentos.
IV. Zelar por sua reputação pessoal e profissional.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971383 Radiologia
Sobre o exame de mamografia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971384 Radiologia
No exame de mamografia, são realizadas incidências básicas e incidências complementares para aquisição das imagens. São consideradas básicas as incidências:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971385 Radiologia
O carpo, também conhecido como punho, faz parte da anatomia das mãos e é composto por oito ossos. Assinale a alternativa em que os ossos estão nomeados de forma correta, conforme a figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971386 Radiologia
Sobre efeitos determinísticos e estocásticos, é correto afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971387 Radiologia
O exame de RX de tórax deve ser realizado, sempre que possível, com as incidências posteroanterior (PA) e perfil. Sobre o assunto, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Esse protocolo deve ser realizado sempre que possível, com o paciente em ortostase e em inspiração profunda.
( ) A distância mínima do paciente para a ampola deve ser de 1,5 m, sendo ideal tecnicamente a distância de 2,5 m.
( ) A realização de duas incidências auxilia a localização de alterações de forma mais eficaz, já que a radiografia faz um registro bidimensional de uma estrutura tridimensional.
( ) A posição em PA auxilia a retirar as escápulas dos campos pulmonares.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971388 Radiologia
Analise as seguintes definições, adotadas para efeitos da Resolução no RDC 330, e assinale a alternativa correta.
I. Procedimento radiológico: exame diagnóstico ou utilização intervencionista de radiações em seres humanos.
II. Nível de restrição: condição do serviço de saúde ou de seus produtos para saúde que impõe restrições ao funcionamento do serviço ou à utilização dos seus produtos para saúde.
III. Levantamento radiométrico: avaliação dos níveis de radiação nas áreas de uma instalação. Os resultados devem ser expressos para as condições de carga de trabalho máxima semanal. Também chamada de monitoração de área.
IV. Teste de aceitação: avaliação rotineira dos parâmetros técnicos e de desempenho de instrumentos e equipamentos de determinada instalação.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Técnico em Radiologia |
Q3971389 Radiologia
Sobre Tomografia Computadorizada, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: X
4: B
5: D
6: E
7: B
8: A
9: C
10: D
11: A
12: E
13: D
14: C
15: B
16: E
17: A
18: D
19: E
20: C