Questões de Concurso Público UFSC 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927686 Veterinária
O ciclo ovariano em animais com ovulação espontânea é composto de duas fases, uma fase folicular e uma fase lútea, e existem diferenças essenciais entre os animais com relação a essas fases do ciclo. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Em gatas e coelhas, a ovulação é induzida, ou seja, esses animais requerem cópula para ovular. A cópula substitui o estrogênio como o estímulo que induz a liberação ovulatória de gonadotrofinas.
II. Em roedores, a fase lútea do ciclo ovariano é prolongada pela cópula, e a permanência do corpo lúteo é de somente um a dois dias na ausência de cópula.
III. Nas vacas, há uma separação completa das fases folicular e lútea, sem crescimento folicular significativo até que a luteólise esteja completa.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927690 Veterinária
As glândulas mamárias são glândulas sudoríferas modificadas, cuja secreção tem por finalidade a alimentação do filhote. A amamentação inicia a transmissão de impulsos nervosos da glândula mamária até o hipotálamo. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise anterior e está envolvida na manutenção da lactação; sua atividade é inibida pelo Peptídeo Intestinal Vasoativo e estimulada pela dopamina.
II. A indução da lactação com estrógenos e progesterona pode ser indicada em animais com altos níveis de lactação, mas baixa performance reprodutiva.
III. A ocitocina é um hormônio envolvido na ejeção do leite, liberado pela hipófise posterior com ação nas células mioepiteliais dos alvéolos mamários.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B