Questões de Concurso Público UFSC 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971585 Serviço Social

Silva e Silva (2011) caracteriza o processo de reconceituação do serviço social brasileiro, especificamente em relação ao que a autora chama de emergência do movimento de ruptura. Considerando a análise da autora, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Constituiu-se como um esforço para o desenvolvimento de propostas de ação profissional condizentes com as especificidades do contexto latino-americano, ao mesmo tempo em que se configura como um processo amplo de questionamento e reflexão crítica da profissão.

( ) A partir da perspectiva hegemônica, a emergência desse movimento impõe aos assistentes sociais a necessidade de ruptura com o caráter conservador que deu origem à profissão.

( ) Coloca como exigência a necessidade de construção de uma nova proposta de ação profissional, que supõe um processo de revisão crítica, em nível teórico-metodológico, tendo como perspectiva a transformação social.

( ) Acontece de forma linear e sem trazer as contradições dadas pela conjuntura do país que passava por período de ditadura militar.

( ) As pressões sociais e as demandas dos setores populares não tiveram muita influência, dado que o serviço social ainda não era demandado por essas frações da sociedade.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971586 Serviço Social

Sobre o significado sócio-histórico da profissão de assistente social e sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O serviço social alcança o status de profissão devido às demandas colocadas pela sociedade a partir das transformações na relação do Estado com as classes sociais em disputa.

II. O serviço social avança de uma postura contemplativa da realidade para responder às necessidades postas pelo Estado, demandador de sua atuação.

III. A constituição do Estado moderno não influenciou na institucionalização do serviço social, visto que a profissão já existia muito antes disso, vinculada às instituições filantrópicas e de caridade.

IV. Com o surgimento das grandes instituições assistenciais, o mercado de trabalho se reduz significativamente, visto que o serviço social não conseguiu romper com o estreito quadro de sua origem e teve dificuldade de se institucionalizar e se legitimar dentro do Estado.

V. É possível afirmar que, no cotidiano de sua prática profissional, o assistente social sustenta uma dupla vinculação com as instituições que demandam seu trabalho, mediante sua condição de assalariamento e com os usuários alvo de suas ações e serviços.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971587 Serviço Social

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.


Yazbek (2009a, p. 161), no texto “Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social na contemporaneidade”, ao analisar as polêmicas dos fundamentos teóricos e metodológicos dos anos 2000, considera que, “apesar da __________ com o histórico conservadorismo e da legitimidade alcançada pelo pensamento __________, ampliam-se as interferências de outras correntes teórico-metodológicas, particularmente no âmbito da influência do pensamento ___________ e ___________ e das teorias herdeiras da “perspectiva modernizadora”, caracterizadas por seu caráter sistêmico e tecnocrático”.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971588 Serviço Social

Com base na Lei nº 8.662/1993, que “dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A designação profissional de assistente social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.

II. Cabe às unidades de ensino credenciar e comunicar ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) os campos de estágio de seus alunos e designar os assistentes sociais responsáveis por sua supervisão.

III. A Carteira de Identificação Profissional expedida pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) servirá de prova para fins de exercício profissional e de Carteira de Identidade Pessoal, com fé pública no Brasil e no exterior.

IV. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão legitimidade para agir contra qualquer pessoa que infringir as disposições que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de assistente social.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2019 - UFSC - Assistente Social |
Q971589 Serviço Social

Netto (2011) indica que o processo de renovação do serviço social no Brasil expressa a reflexão profissional em três direções principais: a perspectiva modernizadora, a perspectiva de reatualização do conservadorismo e a perspectiva de intenção de ruptura. Em relação a essas três direções, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964.

II. O auge da formulação da perspectiva modernizadora se dá na segunda metade dos anos 1960.

III. O Método de Belo Horizonte é o texto símbolo da perspectiva modernizadora.

IV. Instalada explicitamente no universo dos assistentes sociais, no início dos anos 1960, a perspectiva da reatualização do conservadorismo registrou fortes polêmicas em torno de suas proposições de combate ao pensamento católico tradicional.

V. Os dois documentos símbolos da perspectiva da reatualização do conservadorismo foram os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis.

VI. A intenção de ruptura manifesta a pretensão de romper com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador e com seus paradigmas de intervenção social.

VII. Na primeira metade dos anos 1980, a perspectiva da intenção de ruptura dá o tom da polêmica profissional e coloca as características da retórica politizada das vanguardas profissionais, de modo que fornece a impressão de que possuiu uma inconteste hegemonia no universo profissional.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: E
5: D