Questões de Concurso Público UFPR 2019 para Jornalista

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Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258568 Jornalismo
Com relação à terminologia e aos formatos utilizados no telejornalismo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A cabeça funciona como o lead da matéria e é lida pelo apresentador, normalmente em estúdio, introduzindo a matéria de um repórter. ( ) Passagem é a transição entre uma reportagem e outra ao longo de um telejornal. ( ) Escalada é a lista de pautas que serão cumpridas pelos repórteres durante o período de um dia. ( ) Sonora corresponde à fala de um entrevistado dentro de uma reportagem televisiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258572 Jornalismo
No que diz respeito aos desafios enfrentados pelo jornalismo científico para a produção de reportagens impressas e audiovisuais, considere as afirmativas abaixo:
1. Um problema no jornalismo científico é o oficialismo excessivo das fontes de informação, ou seja, a dependência de dados vindos de fontes governamentais de pesquisa. 2. No jornalismo científico, os jornalistas restringem seu público a um grupo muito específico, menor que o público normalmente contemplado pelo campo acadêmico. 3. O investimento em estratégias narrativas mais atraentes como o uso de técnicas literárias pode auxiliar na construção de matérias acessíveis sobre temas científicos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258576 Jornalismo
Qual é o conteúdo da mensagem fotográfica? Que é que a fotografia transmite? Por definição, a própria cena, o real literal. Do objeto à sua imagem, há decerto uma redução: de proporção, de perspectiva e de cor. Mas essa redução não é em nenhum momento uma transformação (no sentido matemático do termo); para passar do real à sua fotografia, não é de nenhum modo necessário fragmentar o real em unidades e constituir essas unidades em signos substancialmente diferentes do objeto que oferecem à leitura; entre esse objeto e sua imagem não é de modo algum necessário interpor um relê, isto é, um código; decerto, a imagem não é o real; mas ela é pelo menos seu perfeito analogon, e é precisamente essa perfeição analógica que, para o senso comum, define a fotografia. Surge assim o estatuto particular da imagem fotográfica: é uma mensagem sem código, proposição de que é necessário extrair imediatamente um corolário importante: a mensagem fotográfica é uma mensagem contínua”. (Trecho de “A mensagem fotográfica”, de Roland Barthes)
Nesse excerto de texto, Barthes define a fotografia como uma “imagem sem código”. Com isso, ele quer dizer que a fotografia:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E