Questões de Concurso Público Prefeitura de Cáceres - MT 2024 para Arquiteto

Foram encontradas 19 questões

Q2477705 Arquitetura
A acústica arquitetônica tem por finalidade o estudo das condições acústicas das edificações, visando à qualidade sonora, que depende das propriedades físicas dos materiais utilizados, forma e volume arquitetônicos. A coluna da esquerda apresenta fenômenos de propagação do som e a da direita, seus conceitos. Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

1. Refração
2. Difração
3. Ressonância
4. Reverberação

( ) É a vibração de um determinado corpo por influência da vibração de outro, na mesma faixa de frequência.

( ) É a mudança de direção de uma onda sonora quando passa de um meio de propagação para outro.

( ) É a capacidade de o som transpor obstáculos posicionados entre a fonte sonora e a recepção, mudando sua direção e reduzindo sua intensidade.

( ) É o prolongamento necessário de um som produzido, a título de sua inteligibilidade em locais mais afastados da fonte produtora, ocorrendo apenas em ambientes fechados. 


Marque a sequência correta. 
Alternativas
Q2477706 Arquitetura
A carta solar é uma representação gráfica dos percursos aparentes do sol na abóbada celeste ao longo do dia, em diferentes épocas do ano. É uma ferramenta bastante prática para a obtenção das informações necessárias para avaliar a penetração solar, sombras projetadas pelo entorno e, com isso, determinar a melhor orientação da edificação e as proteções solares necessárias às aberturas. Para o dimensionamento das proteções solares, um transferidor de ângulos é sobreposto à carta solar, de acordo com a orientação da fachada estudada, auxiliando na determinação dos ângulos de sombreamento, que são: o ângulo horizontal (ß), o ângulo vertical frontal (α) e o ângulo vertical lateral (γ). Assinale a alternativa que permite a construção de uma proteção solar horizontal finita.
Alternativas
Q2477707 Arquitetura
A NBR 9050/2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos estabelece que as rampas devem ter inclinação de acordo com os limites fixados em norma, sendo que, para a inclinação entre 6,25 % e 8,33 %, é recomendado criar áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso, e o desnível máximo de cada segmento de rampa h é de 0,80 m. Considerando uma rampa com inclinação de 7%, qual o tamanho do percurso máximo permitido sem patamar?
Alternativas
Q2477708 Arquitetura
A partir do momento em que se inicia o processo de pega do concreto, após prazo de transporte e lançamento, esse material irá começar a passar do estado plástico para o estado endurecido. Caso ainda esteja sendo lançado ou manipulado, as reações químicas do cimento irão ser prejudicadas, acarretando um concreto com menor performance. A NBR 7212/2021 – Concreto Dosado em Central estabelece que, a partir do momento da primeira adição de água no concreto, com emprego de caminhão betoneira, o tempo de lançamento e adensamento do concreto deve ser inferior a
Alternativas
Q2477709 Arquitetura
A NBR 15270-1/2023 – Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria especifica os requisitos dimensionais e as propriedades físicas e mecânicas de blocos e tijolos cerâmicos a serem utilizados em obras de alvenaria, com ou sem função estrutural, executadas de forma racionalizada ou não. Nessa norma, bloco ranhurado é definido como 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: D