Questões de Concurso Público Prefeitura de Nobres - MT 2022 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 3 questões

Q2063178 Fonoaudiologia
Sobre as fases da deglutição e suas respectivas características, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Fase antecipatória 2. Fase oral 3. Fase faríngea 4. Fase esofágica
( ) Caracteriza-se pela dinâmica de direcionamento da ejeção oral, bem como a manutenção da onda pressórica.
( ) Compreende uma etapa cognitiva no mecanismo de deglutição.
( ) Nessa fase são observados cinco estágios distintos: captação, a qualificação, o preparo, o posicionamento e a ejeção.
( ) Por meio de ondas peristálticas, o alimento que passou pelo esfíncter esofágico superior é direcionado para o esôfago e, posteriormente, para o estômago.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q2063183 Fonoaudiologia
A amamentação é um ato natural, porém aleitar pode não ser simples para algumas mulheres, pois depende tanto de condições clínicas e anatômicas mãe-recém-nascido, como do significado que as mães atribuem ao seio, ao corpo, ao lactente, ao ato de amamentar e às circunstâncias econômicas, sociais e culturais. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - O Aleitamento Materno (AM) propicia adequado crescimento e desenvolvimento das estruturas que compõem o sistema estomatognático e respectivas funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala.
II - A avaliação da mamada permite que o profissional da saúde identifique aspectos anatômicos e fisiológicos mãe-recém-nascido (RN) que levam ao insucesso do AM, tais como traumas mamilares, padrão de sucção ineficiente, pega inadequada e incoordenação dos movimentos de sucção-deglutiçãorespiração.
III - A intervenção fonoaudiológica junto às díades mãe-RN, logo nos primeiros dias de vida, produz efeitos positivos no estabelecimento do AM, somente se realizada nos primeiros 30 dias de vida do RN.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2063187 Fonoaudiologia
Na avaliação clínica para disfagia orofaríngea neurogênica em adultos, há fatores preditivos de risco para aspiração laringotraqueal. Sobre tais fatores, considere:
I - Tosse. II - Voz molhada. III - Ausculta cervical alterada.

São fatores preditivos de risco para aspiração laringotraqueal:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D