Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Criminal - Perfil: Geologia

Foram encontradas 6 questões

Q1957793 Geologia
As gemas em sua grande maioria são minerais de origem inorgânica, que, por sua beleza, raridade e durabilidade, são utilizadas como adorno pessoal, objeto de arte ou ornamento. Sobre a variedade, nomenclatura de gemas minerais e exames técnicos de identificação de pedras preciosas lapidadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Esmeralda, água-marinha, morganita e heliodoro são variedades do mineral berilo. ( ) Rubi, jade e rubelita são variedades das seguintes espécies minerais: coríndon, turmalina e actinolita, respectivamente. ( ) Os refratômetros medem o índice de refração das gemas, mas no caso do diamante, que apresenta o índice de refração muito alto, utiliza-se o condutivimetro que mede a condutividade elétrica ou térmica da gema e informa num visor se é diamante, zircônia cúbica ou outra imitação. ( ) O peso das gemas lapidadas é expresso sempre em quilates (símbolo ct). Um quilate corresponde a 100 miligramas, ou seja, um grama equivale a 10 quilates. ( ) O pleocroismo muitas vezes não é perceptível a olho nu em gemas anisotrópicas, razão pela qual utiliza-se, para a identificação dessa propriedade, o equipamento denominado Dicroscópio.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1957794 Geologia
As rochas metamórficas são formadas por mudanças mineralógicas, texturais e estruturais de rochas preexistentes (protólitos), provocadas por variações de pressão e temperatura, e estudadas pela petrologia metamórfica. O metamorfismo pode envolver recristalização de minerais preexistentes, mudança na textura da rocha e cristalização de novos minerais por recombinação de elementos químicos. De acordo com estudos da petrologia metamórfica, analise as afirmativas.

I- As rochas metamórficas são classificadas e designadas de acordo com vários critérios, notadamente os que envolvem a rocha de origem, a composição química ou mineral da rocha, o tipo e grau de metamorfismo e aspectos texturais/estruturais metamórficos. II- As foliações cataclásticas e miloníticas são geradas por moagem da rocha, onde a primeira identifica um regime físico predominantemente rúptil, e a segunda, de natureza dúctil ou dúctil-rúptil. III- Fácies xisto azul caracteriza-se pela alta temperatura e baixa pressão, enquanto que a fácies hornfels, pela alta pressão e baixa temperatura. IV- As rochas pelíticas que sofreram predominantemente metamorfismo regional em áreas continentais, apresentam uma série típica de evolução de graus mais baixos para mais altos: ardósia-filito-xistognaisse. V- Clivagem de crenulação (Strain Slip Cleavage) é uma estrutura metamórfica planar, penetrativa, que se desenvolve em rochas incompetentes ou pouco plásticas ao esforço de deformação na forma de planos de descontinuidade física (físseis), e ou de recristalização preferencial de minerais metamórficos, paralela ou subparalelamente aos planos axiais de dobras micro a mesoscópicas de crenulação.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q1957796 Geologia
Os procedimentos quantitativos para identificação de minerais, compostos cristalinos e composição química, em sua maioria, podem ser classificados em métodos clássicos (gravimétricos, volumétricos), e instrumentais (óticos e elétricos). Entre os instrumentos analíticos para leitura de amostras, destacam-se a Espectroscopia de Emissão Óptica por Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES), Espectroscopia de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS), Espectroscopia de Absorção Atômica (AAS), Espectrometria de Absorção na região do UV/visível e do infravermelho, Métodos térmicos, Difração de Raios-X (DRX) e Fluorescência de Raios-X (FRX). Sobre esses instrumentos e técnicas de identificação analítica, analise as afirmativas.

I- A Difração de Raios X é empregada para a identificação da grande maioria das substâncias inorgânicas, e da mesma forma, para os estudos das estruturas cristalinas.
II- A Espectroscopia de Absorção Atômica (AAS) é um método analítico instrumental empregado na análise de materiais geológicos (água, solo, rochas, minérios, etc), mas não aplicável na análise de elementos maiores e traços.
III- A Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) pode ser aplicada nas seguintes áreas da geologia: Petrologia; Paleontologia (morfologia, identificação e classificação de microfósseis); Sedimentologia (estudos de proveniência, argilominerais); Mineralogia (estudo de minerais pesados, morfologia de cristais); Metalogênese (identificação de fases hidrotermais); Geocronologia (caracterização morfológica de zircões).
IV- A Microssonda Eletrônica é um instrumento eficaz para identificação e caracterização química dos minerais, fornecendo uma estreita correlação entre a composição e a morfologia. É uma técnica que permite a determinação de fases coexistentes, lamelas de resolução, inclusões, alterações e zoneamentos.
V- Espectrometria de Fluorescência de raios X (FRX) é um método destrutivo que tem como principais características a análise de rochas, solos, minérios e material industrial, ou seja, quais elementos estão contidos em uma amostra e em qual proporção eles ocorrem.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1957797 Geologia
A classificação das rochas normalmente está baseada na textura e composição química e ou mineralógica quantitativa. Para as rochas ígneas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1957800 Geologia
Sobre as principais características petrográficas e ambientes tectônicos de basaltos, marque a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: D