Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

Foram encontradas 8 questões

Q1957769 Fonoaudiologia
No âmbito da linguagem, o tratamento fonoaudiológico tem como base o conhecimento do caso e o diagnóstico. A avaliação fonoaudiológica de uma criança cuja família apresenta como queixa atraso de linguagem irá contemplar, além de outros aspectos, a observação das funções comunicativas e das habilidades conversacionais da criança. A análise irá incluir, por exemplo, se a criança usa a linguagem para satisfazer uma necessidade, se usa a linguagem para interagir com o outro. Essas informações referem-se ao aspecto 
Alternativas
Q1957772 Fonoaudiologia
Joaquim, de 4 anos de idade, apresenta os seguintes comportamentos: nenhuma iniciativa na interação social, responde após muita insistência, sua linguagem apresenta ecolalia, não relata o seu cotidiano; ao brincar, mantém-se isolado de outras crianças e sua alimentação é seletiva, não se adequando aos horários, ficando, assim, horas sem comer. O possível diagnóstico é: 
Alternativas
Q1957773 Fonoaudiologia
Criança de 2 anos com diagnóstico auditivo de perda auditiva sensorioneural profunda bilateralmente, sem detecção de fala e atraso importante de linguagem oral. Família comprometida e com boa expectativa em relação ao Implante Coclear (IC). Residem em uma capital com recursos para terapia fonoaudiológica.

Considerando o caso clínico exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1957775 Fonoaudiologia
O distúrbio fonológico é um problema de linguagem, manifestado pelo uso inadequado, observado na fala, das regras fonológicas características do sistema usado pelos falantes adultos da língua. Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica(s) de crianças com distúrbio fonológico.
Alternativas
Q1957776 Fonoaudiologia
A disartria é uma perturbação da fala que ocorre em consequência do surgimento de alterações neurológicas. Essa patologia é caracterizada pela existência de descoordenação entre os processos de articulação, vozeamento, respiração, ressonância e entoação. A pessoa com disartria demonstra dificuldade na movimentação da língua e músculos da face, o que dificulta a articulação e a pronúncia das palavras, uma vez que os músculos da boca, língua e laringe sofreram alterações. Sobre os tipos de disartria, analise as afirmativas.

I. Disartria espástica: caracterizada por afetar em grande parte a respiração e a fonação, o que leva à produção da fala com distorção das vogais e consoantes imprecisas, lentidão na fala, produção de frases curtas com interrupções tonais. Pode ser acompanhada de movimentos e reflexos anormais de espasticidade nos músculos da face.
II. Disartria flácida: é caracterizada pela existência de uma voz rouca e pouco intensa, nasalada, com pouca força e articulação distorcida das consoantes.
III. Disartria atáxica: sendo derivada de lesões no cerebelo, é caracterizada pela produção da fala lenta com voz áspera, monótona e com pouca variação na intensidade. Ocorrem distorções na articulação e alterações na entoação dos acentos em determinadas sílabas. Em alguns casos pode ocorrer tremor nos lábios e língua.
IV. Disartria hipocinética: caracterizada por movimentos lentos, limitados e repetitivos nos músculos que implicam a fala. É, por isso, apresentada uma voz rouca e tremida, e a articulação é imprecisa. As frases produzidas tendem a ser curtas.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: C