Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Mecânica

Foram encontradas 9 questões

Q1956819 Engenharia Mecânica
Uma viga bi-apoiada é apresentada na figura abaixo. É visto que a viga é submetida a uma força descendente de 2400,0 kN e um momento fletor sentido horário de 3000,0 kN.m, nos pontos indicados pelas cotas, em metros, da figura.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta o diagrama de momento fletor desta viga. É importante destacar que os valores dos esforços indicados nas alternativas estão em kN.m.
Alternativas
Q1956822 Engenharia Mecânica
Um guindaste efetua o içamento de carga por meio de cabos de aço. Foi registrada a ocorrência de queda acidental de carga durante a pausa da movimentação. Na análise do acidente, foi constatado que apenas o eixo do carretel do cabo de aço foi rompido. Além disso, foi constatado que esse eixo na região da ruptura não é submetido a qualquer momento fletor ou força cortante.

Dados:
 Tensão admissível do material do eixo: 210 MPa;
 diâmetro do eixo, d: 40 mm;
 tensão de cisalhamento atuante é dada pela equação: 16.T/(π.d³), onde T é o momento torçor;
 admitir valor de π igual a 22/7.

Assinale o torque máximo que poderia ser submetido esse eixo, considerando que o fator de segurança de projeto é igual a 2 e o fator de concentração de tensão pode ser considerado igual a 1.
Alternativas
Q1956825 Engenharia Mecânica
Um veículo trafega por uma via plana com velocidade constante de 72 km/h. Em certo momento, o motorista acionou os freios desse veículo com o travamento de rotação imediato de todas as rodas.

Dados:
 coeficiente de atrito cinético: 0,7;
 coeficiente de atrito estático: 0,9;
 aceleração da gravidade: 10 m/s²;
 desconsiderar a resistência ao rolamento;
 desconsiderar o arraste aerodinâmico.

Qual a extensão da marca de frenagem na pista de qualquer um dos pneus? 
Alternativas
Q1956829 Engenharia Mecânica
Para mensurar as incertezas de projetos de engenharia, é possível fazer uso do fator de projeto ou fator de segurança (nd) que se baseia na razão entre um parâmetro de perda de função e de um parâmetro máximo admissível. A perda da função pode ser entendida como sendo a carga provocadora da falha e o parâmetro máximo admissível como a carga máxima permissível.
Em um projeto, a carga máxima em uma estrutura e a carga originária de falha são conhecidas e suas incertezas são de ±25% e ±40%, respectivamente. Se a carga causadora da falha possui um valor esperado de 9000 kgf, qual alternativa apresenta o fator de projeto e a carga máxima admissível que compensará as incertezas absolutas?
Alternativas
Q1956831 Engenharia Mecânica
Referente às avarias e desgaste da ferramenta de corte do processo de usinagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O desgaste frontal ou de flanco ocorre na superfície de saída da ferramenta, sendo causado pelo atrito entre ferramenta e cavaco. Esse tipo de defeito pode não ocorrer em alguns processos de usinagem, principalmente quando se utilizam ferramentas de metal recobertas, ferramentas cerâmicas e quando o material da peça é frágil.
( ) Lascamento é um tipo de avaria, onde partículas maiores são retiradas de uma só vez. Essa avaria prejudica o acabamento superficial da peça e, se continuar crescendo, provoca a quebra da ferramenta. A sua ocorrência se dá principalmente em ferramentas fabricadas com material frágil e/ou quando a aresta de corte é pouco reforçada.
( ) O desgaste de cratera ocorre na superfície de folga da ferramenta, sendo causado pelo contato entre ferramenta e peça. Esse defeito é o mais comum, pois todo processo de usinagem causa desgaste de cratera. É incentivado pelo aumento da velocidade de corte.
( ) As trincas nas ferramentas de usinagem podem ser de origem mecânica ou térmica. As possíveis causas da ocorrência das trincas são oxidação e difusão que ocorrem na aresta de corte da ferramenta, podendo ser minimizada utilizando fluido de corte com agentes oxidantes e utilizando ferramenta que possua cobertura de óxido de alumínio.
( ) A deformação plástica da aresta de corte pode ocorrer devido às altas temperaturas combinadas com altas pressões na região de corte. Essas deformações provocam deficiências do controle de cavacos e deterioração do acabamento superficial da peça, além disso, o crescimento dessa deformação pode gerar a quebra da aresta de corte da ferramenta de usinagem.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: A