Questões de Concurso Público POLITEC-MT 2022 para Perito Oficial Criminal - Perfil: Ciências Contábeis

Foram encontradas 6 questões

Q1956949 Contabilidade Pública
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP 9ª edição), os princípios orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Além disso, tais princípios são válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina. Sobre princípios orçamentários, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Unidade ou totalidade
2. Universalidade
3. Anualidade ou periodicidade
4. Exclusividade
5. Orçamento bruto

( ) A LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
( ) A LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa.
( ) Obriga registrarem-se receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.
( ) Determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios.
( ) Delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q1956951 Contabilidade Pública
As NBC TSP estão em constante harmonização com os padrões internacionais, principalmente para melhor apresentação do patrimônio público. Ainda assim, os interesses das entidades privadas e das entidades do setor público por vezes são diferentes. Em geral, as entidades públicas buscam a prestação de serviço à sociedade, em vez de obter lucros e gerar retorno financeiro aos investidores. Desse modo, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos nas entidades públicas é voltada para
Alternativas
Q1956952 Contabilidade Pública
A mensuração de ativos e passivos no setor público tem o objetivo de selecionar bases que reflitam de modo mais adequado o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade de forma que seja útil para a prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Uma das formas de contabilizar os ativos é com base na mensuração a valor corrente que reflete o ambiente econômico vigente na data de apresentação do relatório. NÃO é base de mensuração a valor corrente para os ativos no setor público:
Alternativas
Q1956953 Contabilidade Pública
Os orçamentos e balanços públicos possuem peculiaridades e são estruturados de maneira diversa aos relatórios financeiros das empresas em geral. Tanto a União, os Estados, os Munícipios quanto o Distrito Federal devem elaborar os seus relatórios conforme a Lei nº 4.320/1964. Assim, os resultados gerais do exercício dos entes serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais. De acordo com a lei citada, o Balanço Patrimonial demonstrará o ativo
Alternativas
Q1956954 Contabilidade Pública
O Sistema Financeiro de Conta Única, instituído pelo Estado de Mato Grosso, visa otimizar a aplicação dos recursos financeiros globais das inúmeras contas bancárias dos diversos Órgãos da Administração Pública Estadual. A centralização dos recursos tende a assegurar a sua utilização de forma racional e dinâmica, propiciando um maior desenvolvimento econômico e social do Estado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Executivo Estadual. No Estado de Mato Grosso, foi outorgada como gestora do Sistema Financeiro de Conta Única a
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: C