Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea Grande - MT 2018 para Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social - Geógrafo

Foram encontradas 18 questões

Q1309493 Geografia

O processo de mundialização da economia brasileira no âmago do capitalismo mundializado demonstra que o campo no Brasil, seus conflitos e lutas pela terra, é afetado diretamente por este processo, assim vê-se uma crescente expansão da cultura de exportação dos produtos em detrimento daqueles destinados ao mercado interno. Assiste-se à alteração rápida dos hábitos alimentares da população em decorrência da expansão desses produtos.


(OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A questão agrária na década de 90. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Adaptado.)  



Percebe-se com a reflexão do autor que o processo de desenvolvimento do capitalismo na agricultura de nossos dias está marcado pela industrialização desigual que provoca

Alternativas
Q1309494 Geografia

A Geografia Cultural, uma tendência da ciência geográfica, passou por transformações teóricas no decorrer de sua evolução. A centralidade para a materialidade da cultura, ou seja, a ênfase para os elementos visíveis na paisagem promovida por Carl Sauer (1889; 1975) foi superada pela união entre o material e o imaterial presente no sistema simbólico de determinado grupo cultural afirmado por Paul Vidal de La Blache (1845; 1918). [...] A paisagem cultural é um registro que espelha as prioridades políticas, econômicas e sociais das sociedades, indo além da retórica política e constitucional, assim o sentido de maior evidência é a visão ou o olhar do indivíduo. A paisagem cultural é constituída, nesse sentido, pelos códigos da cultura que a formou, sendo a expressão da identidade desse grupo por meio de suas formas visíveis e dos seus hábitos [...].


(CAETANO, Jessica N. & BEZZI, Meri L. Reflexões na geografia cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura. Fonte: http://www.scielo.br/pdf/sn/v23n3/v23n3a07.pdf. Acessado em: 02/11/17. Adaptado.)



Sobre os principais códigos culturais materiais e imateriais que se expressam na paisagem, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.  



1 - Música

2 - Religião 

3 - Valores

4 - Ideologias

( ) Código cultural de estruturas leigas, sem vinculação religiosa, baseado na razão que norteia a história e o ordenamento social de um grupo cultural. Mostra-se conservador e com sentimento de superioridade e apego extremo ao lugar.

( ) Código cultural que recorre ao passado e aos valores históricos de um grupo social, reportando-os às raízes de sua cultura. Serve como veículo de manifestação da cultura do indivíduo, inclusive da sua religiosidade. 

( ) Código cultural que manifesta as crenças de um determinado grupo social, sendo visível na paisagem pelas grutas, monumentos sacros, ou mesmo, por meio de valores que orientam a ideologia de determinada cultura. 

( ) Código cultural que se refere às convicções íntimas e princípios abstratos de conduta. Convenções enraizadas no cerne cultural de um povo, direcionando questões referentes à honra, autoridade e responsabilidade. 



Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Q1309495 Geografia

Como o solo, a atmosfera absorve e emite energia radiante. Embora a atmosfera seja quase transparente à radiação em ondas curtas, ela apresenta alta capacidade de absorção de radiação infravermelha. Os principais absorventes da radiação infravermelha, dentre os constituintes da atmosfera, são o vapor d’água (5,3 µm a 7,7 µm e além de 20 µm), o ozônio (9,4 µm a 9,8 µm), o dióxido de carbono (13,1 µm a 16,9 µm) e as nuvens, que absorvem radiação em todos os comprimentos de onda. Enquanto a atmosfera absorve somente 24% da radiação solar que atinge a Terra, que é de ondas curtas, somente 9% da radiação terrestre infravermelha é liberada diretamente no espaço, principalmente através da chamada janela atmosférica, constituída de comprimentos de onda na faixa de 8,5 µm – 11,0 µm. Os 91% restantes são absorvidos pela atmosfera.



(AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.)



Essa capacidade da atmosfera à radiação infravermelha em relação à sua transparência à radiação de ondas curtas é também conhecida como:  

Alternativas
Q1309496 Geografia
As propriedades naturais da superfície terrestre são espacialmente contínuas, sendo restritivo descrevê-las através de simples funções matemáticas. Desde os anos de 1960, a geoestatística vem sendo aplicada em diversas áreas das Geociências, Mineração, Hidrologia, Cartografia, Geologia Ambiental, Geotecnia, Geografia da Saúde, Mapeamento Atmosférico, dentre outros campos correlatos. Modelos de geoestatística inferenciais, como a krigeagem têm o objetivo de construir um modelo de estimação linear e local, efetuado dentro de vizinhanças estacionárias, que procuram minimizar, sem viés, o erro de estimação, o qual tem sua base conceitual fundamentada na teoria das variáveis regionalizadas.  
(CAMARGO, Eduardo C. G. Geoestatística: Fundamentos e Aplicações. Fonte: http://www.fatecc.com.br/eadmoodle/geoprocessamento/5geoestatistica.pdf. Acesso em: 02/11/17. Adaptado.)
Sobre a temática abordada no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.  
( ) O que diferencia a krigeagem de outros métodos de interpolação é a estimação de uma matriz de covariância espacial que determina os pesos atribuídos às diferentes amostras, tratamento da redundância dos dados e erro associado ao valor estimado.
( ) A krigeagem fornece estimadores exatos com propriedades de não tendenciosidade e eficiência, bem como fornece, em média, estimativas com variância mínima, excelentes para modelagem de dados utilizados em SIG.
( ) Os procedimentos geoestatísticos baseados em técnicas de krigeagem no ambiente de Geoprocessamento englobam análise exploratória, geração e modelagem, validação do modelo e interpolação, permitindo a espacialidade dos dados distribuídos.
( ) A krigeagem é a técnica geoestatística que não consiste num bom método de interpolação para expressar as formas do relevo, pois permite a interpolação de valores variáveis não amostrados a partir de vizinhos amostrados.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q1309497 Geografia

A cartografia temática não surge de forma espontânea, é historicamente sucessiva à visão topográfica do mundo, essencialmente analógica. No fim do século XVIII e início do século XIX, culminaram com a definição de outro tipo de cartografia, a temática, do domínio dos mapas temáticos. Pode-se considerar que a elaboração do mapa temático da Geografia se insere num contexto que envolve a busca de conhecimento e o esclarecimento acerca de certa questão da realidade que se tem interesse em desvendar e resolver.


(MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 2003.)


Sobre o assunto, analise as afirmativas.



I - Para a construção de mapas temáticos, é preciso que se apresente tema; dados que podem ser de natureza qualitativa ou quantitativa, naturezas ordenadas ou não; base cartográfica.


II - Os mapas temáticos podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, considerando as características e a forma de manifestação (em pontos, em linhas, em áreas) dos fenômenos considerados em cada tema, seja na abordagem qualitativa, ordenada ou quantitativa.


III - As representações ordenadas em mapas são empregadas para expressar a existência, a localização e a extensão das ocorrências dos fenômenos, dos seus atributos em sua diversidade, que se caracterizam pela sua natureza, espécie, podendo ser classificados por critérios estabelecidos.


Está correto o que se afirma em  

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: A