Questões de Concurso Público UFMT 2017 para Psicólogo

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Psicólogo |
Q1628997 Psicologia
Ao trabalhar com a avaliação dos modelos psicoterápicos vigentes, representantes das diferentes teorias psicológicas, a literatura atual em Psicologia afirma a existência de critérios gerais para a avaliação dos processos psicoterápicos. Sobre conceitos relativos à psicoterapia, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Eficácia ( ) Mostra a validade externa dos processos psicoterápicos, com baixo rigor no controle e análise das variáveis e foco na generalização. 2 - Efetividade/Eficiência ( ) Mostra a interação entre varáveis do paciente/cliente, variáveis do psicoterapeuta e varáveis da relação estabelecida entre eles ao longo do tratamento proposto.
3 - Processo Psicoterápico ( ) Mostra a importância do processo psicoterápico, considerando as habilidades e competências do psicoterapeuta e a composição do espaço disponível para a prática psicoterápica. 4 - Setting Terapêutico ( ) Mostra a validade interna dos processos psicoterápicos, por meio da avaliação de casos clínicos com controle e análise de variáveis.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Psicólogo |
Q1629003 Psicologia
Sobre psicoterapias comportamentais, de acordo com a história da construção do conhecimento dessa área, analise as afirmativas.
I - É possível identificar, historicamente, o que se chama de ‘As Três ondas’ das psicoterapias comportamentais e cognitivas, sendo a primeira onda referente à década de 1950, a segunda onda originada a partir de 1960 (com o surgimento da revolução cognitiva) e a terceira onda, no início dos anos 2000. II - A origem da criação dos modelos de intervenção clínica em Psicologia Comportamental segue as estratégias de outras ciências, ou seja, extrapolar conceitos validados empiricamente por meio da pesquisa básica, para resolução de problemas aplicados. III - Quando se faz uso da expressão ‘análise do comportamento aplicada’, faz-se referência ao campo da pesquisa aplicada, em que os princípios comportamentais básicos são utilizados na produção de conhecimento sobre procedimentos de modificação de comportamentos humanos socialmente relevantes. IV - No Brasil, os psicoterapeutas da CBA (Clinical Behavior Analysis) transpuseram para o âmbito da psicoterapia seu conhecimento acerca dos processos básicos constitutivos dos fenômenos comportamentais, incluindo a abordagem Skinneriana ao comportamento verbal e à subjetividade.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Psicólogo |
Q1629005 Psicologia
Carl Rogers, psicólogo norte-americano propositor da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), corrente humanista da Psicologia, defende que as pessoas possuem recursos para se compreenderem e também para modificarem a percepção de si e do mundo, suas atitudes e comportamentos: trata-se da Tendência Atualizante. Princípio norteador ao trabalho do Psicólogo nos mais diferentes campos, tais como, saúde, educação, assistência ou esporte, para atuar com diversificadas modalidades: individual, casal, grupo, ludoterapia, plantão psicológico, conciliação de conflitos. As intervenções terapêuticas, fundamentadas na ACP, necessitam da existência de um clima permeado por atitudes facilitadoras. Sobre tais atitudes, analise as afirmativas.
I - Autenticidade, sinceridade ou congruência diz respeito ao terapeuta ser ele mesmo na relação com o cliente, removendo barreiras profissionais ou pessoais, vivendo abertamente os sentimentos e atitudes que fluem no momento da escuta. II - Consideração positiva ou consideração condicional, atitude positiva e aceitadora do terapeuta em relação ao que quer que o cliente apresente no momento presente, sejam sentimentos positivos ou negativos, considera a integralidade da pessoa. III - Compreensão empática, o terapeuta acolhe os sentimentos e os significados pessoais do cliente, tornando-se capaz de compreendê-lo a partir do quadro de referência do terapeuta que está preparado para explorar as fendas assustadoras do cliente. IV - A pessoa, quando ouvida de modo empático, passa a ouvir mais cuidadosamente seu próprio fluxo de experiências e, na medida em que compreende e considera seu eu, torna-se mais congruente e verdadeira com suas experiências.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Psicólogo |
Q1629007 Psicologia
A respeito de autores que contribuíram para o advento da utilização do grupo, para fins terapêuticos e socioeducativos, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Kurt Lewin ( ) Sua prática psiquiátrica o levou a estudar o homem como ser sempre incluído em grupos, nunca isolado, refere-se à investigação psicossocial e social-dinâmica. Estuda a existência de fenômenos denominados transferenciais na relação grupal e sua instrumentação a partir da técnica operativa. 2 - Carl Rogers ( ) Campo social é seu principal conceito; trata-se da totalidade dinâmica constituída de entidades sociais que coexistem, mas não necessariamente são integradas e, nesse sentido, em um mesmo campo social existem grupos, subgrupos e indivíduos que se separam por barreiras sociais. 3 - Max Pagès ( ) Elaborou a Abordagem Centrada na Pessoa e desenvolveu os Grupos de Encontro, perspectiva psicológica de orientação humanista. O grupo busca maior compreensão das relações interpessoais, promove nos participantes o autoconhecimento que conduz à autenticidade. 4 - Pichon Rivière ( ) Para esse autor, a realidade grupal procede da ordem afetiva ou dos sentimentos. No grupo, há sempre um sentimento dominante subjacente e inconsciente e este é compartilhado por todos os seus membros, com sutilezas individuais, mas é o que rege a vida do grupo que se torna agente de mudanças.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B