Questões de Concurso Público UFMT 2017 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Engenheiro Civil |
Q1628935 Engenharia Civil
Sobre as fundações em tubulões a céu aberto com escavação manual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os tubulões só recebem cargas verticais. ( ) O alargamento da base é executado manualmente e a altura dela é definida para dispensar armaduras horizontais inferiores. ( ) O diâmetro do fuste pode ser de 70 cm, valor considerado suficiente para acomodar o operário. ( ) Na cabeça do tubulão, deverão existir armaduras horizontais especiais para resistirem a tensões decorrentes da transferência das forças atuantes nos pilares.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Engenheiro Civil |
Q1628936 Engenharia Civil
Sobre a impermeabilização das construções, analise as afirmativas.
I - A impermeabilização rígida é um procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de agregados, cimentos e aditivos químicos. II - A impermeabilização flexível é geralmente feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros, que podem ser membranas ou mantas. III - A argamassa polimérica contendo cimento, agregados, aditivos e polímeros é especialmente indicada para a impermeabilização de lajes de pisos das áreas comuns não cobertas dos edifícios.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Engenheiro Civil |
Q1628937 Engenharia Civil
A longarina de uma ponte é uma viga Gerber derivada de uma viga contínua com as articulações posicionadas nos pontos de momentos fletores nulos da carga permanente, considerada uniformemente distribuída. Os vãos L1 e L2 da viga contínua são tais que as rotações da elástica sobre as seções apoiadas internamente, produzidas pela carga permanente, são nulas, conforme figura abaixo.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando Ltotal = 80 metros, assinale a alternativa que apresenta a repartição da extensão Ltotal e a posição a, em metros, que corretamente satisfazem as premissas iniciais.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Engenheiro Civil |
Q1628938 Engenharia Civil
Sobre a deterioração do concreto armado, na coluna da esquerda estão citados mecanismos de deterioração e na da direita, os efeitos desses mecanismos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Ataque por sulfatos. 2 - Ataque por cloretos. 3 - Carbonatação do concreto. 4 - Lixiviação do concreto.
( ) O composto existente no ar penetra no concreto através dos poros e reage formando compostos que diminuem a alcalinidade a níveis insuficientes para proteger a armadura da corrosão. ( ) Os íons reagem com a pasta de cimento originando hidróxidos e aluminatos que expandem e exercem pressões na pasta de cimento produzindo fissuras. ( ) Processo de dissolução e transporte dos produtos solúveis da matriz de cimento hidratado para a superfície do elemento da estrutura devido à passagem de água. ( ) Rompe a camada passivadora protetora da armadura gerando corrosão por processo eletrolítico.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2017 - UFMT - Engenheiro Civil |
Q1628939 Engenharia Civil
Sobre o tema responsabilidades dos projetistas, analise as afirmativas.
I - Com o passar do tempo, aprimoram-se os materiais de construção, aumenta o conhecimento humano sobre as técnicas, sistemas e formas construtivas contribuindo para a modificação do estado da arte. Portanto, para isentar ou imputar responsabilidades sobre eventuais anormalidades de funcionamento da estrutura registradas após o transcurso de muito tempo, deve ser levado em conta o estado da arte na ocasião da elaboração do projeto estrutural. II - Os projetistas responsáveis pelo evento danoso são solidários na responsabilidade com o construtor e sua responsabilidade também se prorroga para além da entrega da obra. III - Os construtores respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos proprietários por defeitos decorrentes de projeto.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: D