Questões de Concurso Público UFMG 2022 para Médico - Área Clínica Médica

Foram encontradas 7 questões

Q1925418 Medicina
Homem, 66 anos, fuma 40 cigarros por dia, há 40 anos. Fuma o primeiro logo ao acordar e este é o cigarro que lhe dá mais prazer. A maioria dos cigarros são fumados pela manhã. Tem dificuldade de não fumar em lugares proibidos e fuma mesmo quando está doente. Diz que gosta de fumar e que o pai fumou a vida toda e nunca teve nenhum problema. Procurou o médico para cessação do tabagismo, talvez daqui há um ou dois anos.
Assinale a melhor resposta para o estágio motivacional em que o paciente se encontra. 
Alternativas
Q1925419 Medicina
Homem, 26 anos, asmático há 10 anos, ao ser questionado sobre o controle de sua doença nas últimas quatro semanas, responde que tem apresentado sintomas diurnos mais de duas vezes por semana e que também necessitou de usar medicação de resgate por mais de duas vezes por semana. Não apresentou sintomas noturnos e não apresentou nenhuma limitação das suas atividades devido à asma.
Considerando-se o instrumento do GlobalInitiative for Asthma – GINA, assinale a melhor resposta sobre o controle da asma desse paciente.
Alternativas
Q1925421 Medicina
Paciente de 40 anos, sexo feminino, sem comorbidades conhecidas, procura assistência médica porque está em ganho de peso desde o início da pandemia de COVID-19. A paciente informa nunca ter realizado atividade física regular, descreve o consumo de cinco latas de 473 mL de cerveja/dia aos sábados e domingos, e refere fumar um maço de cigarros ao dia. Não tolera o gosto da água e de hortaliças, prefere consumir refrigerantes e alimentos com elevados teor de açúcares e gorduras saturadas. Nega tentativas prévias de cessação do tabagismo e acredita ser Fake News que fumar causa malefícios ao ser humano. A última consulta médica ocorreu há 8 anos, após o nascimento do terceiro filho, quando teve diabetes gestacional. Histórico familiar de doença arterial coronariana não precoce. Ao exame físico, destaca-se o índice de massa corporal de 28,7 Kg/m2 e a circunferência abdominal de 97 cm.
Quanto às medidas de promoção de saúde recomendadas para a paciente do caso clínico, o mais CORRETO é
Alternativas
Q1925423 Medicina
Homem de 58 anos, natural e residente em Belo Horizonte, comparece ao pronto atendimento do HC-UFMG com quadro febril agudo, iniciado há cerca de seis dias, acompanhado de tosse seca, cefaleia holocraniana e dispneia aos esforços com piora progressiva nas últimas 24 h, quando recebeu resultado de teste molecular (RT-PCR) em swab nasal positivo para Sars-Cov-2. Faz acompanhamento nos ambulatórios de oncologia clínica e urologia por câncer de próstata, sem indicação de uso de qualquer medicação há dois anos. Não vacinado para covid-19. Ao exame físico apresentava-se orientado no tempo e espaço, corado, hidratado, sem edema periférico e com panturrilhas livres. Dados vitais: PA-MSD (sentado)124/84 mmHg, FC 92 bpm, FR 24 irpm; enchimento capilar < 2 segundos; oximetria 87% em ar ambiente. RCR 2T e bulhas normofonéticas; pulsos radiais amplos, rítmicos e simétricos. Crepitações bilaterais em terço inferior do tórax e leve esforço respiratório; abdome livre e indolor à palpação. Iniciado oxigênio por cânula nasal com demanda crescente nas primeiras horas até estabilização com saturação de O2 em 95% com fluxo de 5 L/min.
Com base no contexto do caso exposto, assinale a alternativa CORRETA, em relação ao seu manejo clínico.
Alternativas
Q1925424 Medicina
Homem cis de 37 anos, negro, trabalhador da construção civil, comparece à consulta de clínica médica em Unidade Básica de Saúde para controle do tratamento de tuberculose pulmonar. O diagnóstico foi suspeitado a partir de tosse produtiva com dois meses de evolução, perda ponderal não estimada e sudorese noturna e confirmado por teste rápido molecular para tuberculose em amostra de escarro positivo (sem indicar resistência à rifampicina), além de baciloscopia, também positiva ++. Iniciado tratamento com esquema básico contendo Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida + Etambutol há 45 dias. Realizou exame de baciloscopia no 30º dia de tratamento, que se mostrou negativa; houve melhora parcial dos sintomas, mas queixa-se de formigamento constante em ambos os pés com evolução de 15 dias, mas que não impede sua locomoção. Tabagista ativo, com cerca de 25 anos/ maço, etilista diário, não apresenta qualquer doença crônica ou uso de outros medicamentos. Mora com esposa, sogra e quatro filhos.
O mais CORRETO em relação às condutas e investigações do caso é que
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: D