Questões de Concurso Público UFMG 2022 para Médico - Área Clínica Médica

Foram encontradas 20 questões

Q1925418 Medicina
Homem, 66 anos, fuma 40 cigarros por dia, há 40 anos. Fuma o primeiro logo ao acordar e este é o cigarro que lhe dá mais prazer. A maioria dos cigarros são fumados pela manhã. Tem dificuldade de não fumar em lugares proibidos e fuma mesmo quando está doente. Diz que gosta de fumar e que o pai fumou a vida toda e nunca teve nenhum problema. Procurou o médico para cessação do tabagismo, talvez daqui há um ou dois anos.
Assinale a melhor resposta para o estágio motivacional em que o paciente se encontra. 
Alternativas
Q1925419 Medicina
Homem, 26 anos, asmático há 10 anos, ao ser questionado sobre o controle de sua doença nas últimas quatro semanas, responde que tem apresentado sintomas diurnos mais de duas vezes por semana e que também necessitou de usar medicação de resgate por mais de duas vezes por semana. Não apresentou sintomas noturnos e não apresentou nenhuma limitação das suas atividades devido à asma.
Considerando-se o instrumento do GlobalInitiative for Asthma – GINA, assinale a melhor resposta sobre o controle da asma desse paciente.
Alternativas
Q1925420 Medicina
Paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, procurou pronto atendimento com queixas de náuseas, vômitos, dores abominais e dispneia com piora progressiva nos últimos três dias, após ter participado de uma prova de meia maratona. Ao exame físico, encontrava-se com PA = 90X60 mmHg, FC = 120 bpm, Tax = 37,8º C, consciente, desidratada 3+/4+, com hálito cetônico, padrão de respiração lento e profundo e com ausculta respiratória e cardíaca sem alterações. Apresentava dor à palpação profunda do abdômen, sem sinais de irritação peritoneal. Exames complementares revelaram ECG sem alterações, glicemia = 224 mg%, leucocitose com desvio à esquerda, acidose metabólica com anion gap aumentado. Amilase, lipase e lactato normais.
A medicação antidiabética MAIS PROVÁVEL que possa estar relacionada e explicar o quadro clínico apresentado pelo paciente é 
Alternativas
Q1925421 Medicina
Paciente de 40 anos, sexo feminino, sem comorbidades conhecidas, procura assistência médica porque está em ganho de peso desde o início da pandemia de COVID-19. A paciente informa nunca ter realizado atividade física regular, descreve o consumo de cinco latas de 473 mL de cerveja/dia aos sábados e domingos, e refere fumar um maço de cigarros ao dia. Não tolera o gosto da água e de hortaliças, prefere consumir refrigerantes e alimentos com elevados teor de açúcares e gorduras saturadas. Nega tentativas prévias de cessação do tabagismo e acredita ser Fake News que fumar causa malefícios ao ser humano. A última consulta médica ocorreu há 8 anos, após o nascimento do terceiro filho, quando teve diabetes gestacional. Histórico familiar de doença arterial coronariana não precoce. Ao exame físico, destaca-se o índice de massa corporal de 28,7 Kg/m2 e a circunferência abdominal de 97 cm.
Quanto às medidas de promoção de saúde recomendadas para a paciente do caso clínico, o mais CORRETO é
Alternativas
Q1925422 Medicina
Paciente de 66 anos, sexo feminino, independente para as atividades de vida diária básicas e instrumentais. Relata ter hipertensão arterial sistêmica sob adequado controle e relata tabagismo 35 anos/maço. Refere fazer exames de rastreio de neoplasias ofertados na Unidade Básica de Saúde - UBS regularmente desde os 50 anos de idade, todos negativos.
Quanto às medidas de promoção de saúde recomendadas para a paciente do caso clínico, o mais CORRETO é solicitar
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: A