Questões de Concurso Público UFMG 2018 para Terapia Ocupacional

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Terapia Ocupacional |
Q1763794 Terapia Ocupacional
A comunicação é uma das necessidades básicas do ser humano para existir e interagir no compartilhamento e na compreensão de mensagens. Tais mensagens influenciam o comportamento das pessoas envolvidas. A comunicação verbal se dá pela fala ou escrita. A comunicação não verbal é constituída por gestos, silêncio, postura corporal, expressões faciais, entre outras manifestações. Considerando a comunicação alternativa e ampliada (CAA) como tecnologia assistiva (TA), segundo Pelosi, M.B. e Gomes, C.A. (in: De Carlo, M.M.R.P e Kudo, A.M., 2017), é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Terapia Ocupacional |
Q1763808 Terapia Ocupacional
O papel do terapeuta ocupacional é avaliar a necessidade de uma órtese clínica e funcionalmente; selecionar o material, o modelo mais apropriado, fabricar a órtese; avaliar a adequação da órtese; ensinar o paciente e os cuidadores o objetivo, os cuidados e utilização da órtese; e fornecer treinamento relacionado a órtese, quando necessário. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as finalidades das órteses com a indicação e uso da órtese selecionada.
COLUNA I
1 Posicionar uma articulação dolorosa 2 Imobilizar para cicatrização ou para proteger os tecidos 3 Conferir estabilidade ou restringir o movimento indesejado 4 Restaurar a mobilidade
COLUNA II ( ) Essas órteses são indicadas quando a integridade dos tecidos estiver comprometida por lesão aguda ou doença crônica, podendo facilitar a utilização funcional de um segmento corporal. ( ) Essas órteses podem envolver o posicionamento estático para imobilizar ou posicionamento dinâmico para proteger, enquanto proporciona uma movimentação controlada. ( ) As forças utilizadas devem ser suaves e cuidadosamente aplicadas e o tecido deve ser monitorado com atenção em busca de sinais de tensão excessiva. ( ) Essas órteses geralmente são utilizadas o dia inteiro, a noite toda ou ambos, para proporcionar o máximo benefício, ou podem ser utilizadas apenas durante atividades selecionadas.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Terapia Ocupacional |
Q1763810 Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional busca auxiliar pessoas a realizarem as atividades relevantes e importantes do cotidiano. A despeito do seu déficit, incapacidade ou desempenho, as órteses aumentam as habilidades específicas no desempenho ocupacional. fazendo a relação da órtese com a funcionalidade, conforme descrito por Rodrigues, A.V.N.; Cavalcanti, A. & Galvão, C. (In: Cavalcanti, A.; Galvão, C., 2007). A respeito das diferentes órteses e suas respectivas finalidades, numere a COLUNA I de acordo com a COLUNA II.
COLUNA I 1. Órteses drop-out 2. Órteses seriada 3. Órtese unidirecional 4. Órtese de coaptação

COLUNA II ( ) Utilizada para proteger o tendão que está em processo de cicatrização após reparo cirúrgico. ( ) Para o tecido se acomodar ao stress aplicado, seu uso é prolongado e é colocada após sessão de terapia ou durante o sono. ( ) Pressupõe a aplicação de forças em uma mesma direção cinemático, como o taping. ( ) Apresenta um sistema de forças circunferenciais, todas elas dirigidas para um mesmo ponto.
Em relação à órtese e sua finalidade, a sequência CORRETA é
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Terapia Ocupacional |
Q1763813 Terapia Ocupacional
As fraturas e as próteses para as articulações dos membros inferiores, segundo Coleman (In: Pedreti e Early 2005), as técnicas específicas de avaliação, de precaução e de treinamento variam de acordo com a sua localização. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando o local anatômico com as técnicas específicas de recuperação ou precaução dos membros inferiores.
COLUNA I 1. Fratura de quadril com abordagem cirúrgica póstero-lateral. 2. Fratura de quadril com abordagem cirúrgica antero-lateral.
3. Prótese da articulação do joelho. 4. Fratura do colo femoral.
COLUNA II ( ) As posições de instabilidade são a adução, rotação interna e flexão acima das recomendadas nas precauções. ( ) As posições de instabilidade são a adução, rotação externa e hiperextensão excessiva. ( ) Os pacientes podem iniciar as atividades fora do leito em 1 a 3 dias após a cirurgia. ( ) As restrições para descarga de peso, com auxílio de muletas ou andador por, pelo menos, 6 a 8 semanas.

Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Terapia Ocupacional |
Q1763814 Terapia Ocupacional
As amputações de membros inferiores, principalmente por isquemias vasculares e Diabete Mellitus (DM), são problemas de saúde pública nas quais a atuação da terapia ocupacional se expande por todos os equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) até os Centros de Reabilitação (CREAB), passando por importante processo clínico e cirúrgico em hospitais da Rede de Urgência e de Emergência (RUE). Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os níveis de amputação com os diferentes tipos de próteses.
COLUNA I 1. Hemipelvectomia e a desarticulação do quadril 2. Amputação acima do joelho e a desarticulação do joelho 3. Amputações abaixo do joelho 4. Amputação de desarticulação do tornozelo
COLUNA II ( ) Prótese tipo canadense. ( ) Prótese composta por uma faixa ao redor da coxa. ( ) Prótese de encaixe convencional por pressão negativa do ar ou sucção.
( ) Prótese Syme do tipo canadense ou uma prótese.
Em relação aos níveis de amputação e os diferentes tipos de próteses, a sequência CORRETA é
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: C