Questões de Concurso Público UFMG 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Assistente Social |
Q888932 Serviço Social
Marilda Villela Iamamoto em seu texto “O Serviço Social na Cena Contemporânea” descreve uma tensão existente entre o projeto profissional do Serviço Social e a condição de trabalhador assalariado do Assistente Social. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere às análises apresentadas pela autora:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Assistente Social |
Q888939 Serviço Social

Com base na construção argumentativa de Marcelo Braz e Joaquina Barata, no texto “O Projeto Ético-Político do Serviço Social”, analise as alternativas abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso.


( ) Todo projeto profissional possui uma dimensão política e filia-se a determinado projeto societário. Essa dimensão política, no caso do projeto profissional hegemônico no Serviço Social brasileiro é definida pela inserção da profissão entre os distintos e contraditórios interesses de classes (as classes sociais antagônicas em disputa no modo de produção capitalista).

( ) O projeto ético-político do Serviço Social está vinculado a determinado partido político, o qual expressa seus valores e pressupostos societários e com quem as vanguardas profissionais atuam, lado a lado, no cenário das lutas e mobilizações coletivas.

( ) A partir das contradições de classe que determinam a profissão, os Assistentes Sociais podem, desde que num ambiente de democracia política, escolher caminhos, construir estratégias político-profissionais e definir os rumos da atuação e, com isso, projetar ações que demarquem claramente os compromissos (ético-políticos) profissionais.

( ) O projeto ético-político pressupõe, em si mesmo, um espaço democrático de construção coletiva, permanentemente em disputa. Essa constatação indica a coexistência de diferentes concepções do pensamento crítico, ou seja, o pluralismo de idéias no seu interior.

( ) Os projetos societários podem ser, em linhas gerais, transformadores ou conservadores. Assim, temos um pressuposto fundante do projeto ético-político: a sua relação ineliminável com os projetos de transformação ou de conservação da ordem social. Dessa forma, nosso projeto filia-se ora a um, ora a outro projeto de sociedade confundindo-se com ele.

( ) É incorreto afirmar a inviabilidade do projeto profissional. Mesmo diante das adversidades devemos reafirmar nosso projeto ético-político, pois ele fornece os insumos para enfrentar as dificuldades profissionais a partir dos compromissos coletivamente construídos pela categoria.

( ) Na atualidade, o projeto ético-político está sendo fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma nova reação conservadora no seio da profissão.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Assistente Social |
Q888940 Serviço Social

José Paulo Netto, no texto “A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social” cita uma série de considerações sobre os projetos societários e profissionais. Com base no pensamento desse autor, analise as alternativas abaixo.


I. A dimensão política, que envolve relações de poder, está presente tanto nos projetos societários quanto nos projetos profissionais. Sendo que os projetos societários constituem estruturas flexíveis e cambiantes: incorporam novas demandas e aspirações, transformam-se e se renovam conforme as conjunturas históricas e políticas.

II. Os projetos societários, assim como os projetos coletivos, são projetos macroscópicos, isto é, possuem um nível de amplitude e inclusividade para o conjunto da sociedade.

III. O Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, que surgiu na transição da década de 1960- 1970, foi marcado pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional e, nesse processo de recusa e crítica do conservadorismo, se encontram as bases desse projeto.

IV. O espaço legitimado na academia, que permitiu a profissão estabelecer fecunda interlocução com as Ciências Sociais e criar e revelar quadros intelectuais respeitados no conjunto da categoria foi uma das condições necessárias para desenvolver e aprofundar o Projeto Ético-Político.

V. O corpo profissional é uma unidade homogênea; nele estão presentes projetos individuais e societários diversos e, portanto, configura um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes.


Em relação a essas alternativas estão CORRETAS:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Assistente Social |
Q888946 Serviço Social

O documento “Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação” elaborado pelo conjunto CFESS/CRESS apresenta uma Concepção de Educação que orienta a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Em relação a essa concepção, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:


( ) A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, expressando, por conseguinte, as contradições que particularizam a vida social.

( ) Se a educação, sob o prisma do capital, se converte em um conjunto de práticas sociais que contribuem para a internalização dos consensos necessários à reprodução ampliada desse sistema metabólico, também e a partir dessa dinâmica é que se instauram as possibilidades de construção histórica de uma educação emancipadora, cujas condições dependem de um amplo processo de universalização do trabalho e da educação como atividade humana autorrealizadora.

( ) A Política Educacional, hoje, não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir, mas se reveste sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do sistema metabólico do capital, em um processo de ampliação das formas de acesso e permanência em diferentes níveis e modalidades educacionais: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e tecnológica, educação de jovens e adultos, educação especial e educação superior, a partir do desenvolvimento de programas assistenciais, incentivo à contratação de crédito e forte transferência de recursos do fundo público para a burguesia educacional.

( ) Uma concepção de educação que esteja sintonizada com os princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social deve reconhecer na Política de Educação um direito social a ser universalizado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B