Questões de Concurso Público UFLA 2018 para Bibliotecário - Documentalista

Foram encontradas 2 questões

Q915592 Biblioteconomia

Leia atentamente os trechos das notas informativas abaixo:


O alagamento provocado pelas fortes chuvas que atingiram Itatiba (SP) entre os dias 10 e 11 deste mês comprometeu 90% do acervo da Biblioteca Municipal Chico Leme. O prédio, que fica anexo ao Mercado Municipal, foi invadido pela água na cidade que foi uma das mais prejudicadas pelo temporal na região de Jundiaí (SP). Cerca de 60 mil livros foram perdidos”.

                             Notícia veiculada no Portal G1 – Sorocaba e Jundiaí, em 15/03/2016.


Um incêndio atingiu uma sala no terceiro andar do prédio da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife, no início da tarde desta terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos. As chamas destruíram o almoxarifado. Por medida de segurança, o prédio foi evacuado e a energia foi desligada”.

                                         Notícia veiculada no Diário de Pernambuco, em 27/02/2018.


“Cerca de 20 mil livros do acervo da Biblioteca Municipal de Ponta Grossa, na região de Campos Gerais, no Paraná, serão incinerados por estarem contaminados por fungos. Um laudo divulgado no início de 2013 apontou a presença de dois tipos de fungos nas obras, que podem causar infecções”.

                         Notícia veiculada no Portal G1 – Campos Gerais e Sul, em 04/09/2013.


“A antiga Biblioteca Central da Universidade do Brasil - atual Biblioteca Pedro Calmon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriga raridades do tempo do Império - foi furtada no ano passado, e agora, terminado o levantamento do que sumiu das prateleiras, o que se descobriu é um espanto: o maior furto de livros raros já registrado no País”.

                                                         Notícia veiculada no Portal “O Dia”, em 29/04/2017.


Observando o indicado por Spinelli e Pedersoli Júnior (2010), quanto às ações e políticas para conservação e preservação de acervos raros ou especiais em bibliotecas é correto afirmar, EXCETO

Alternativas
Q915594 Biblioteconomia

Segundo Gomes, Nogueira e Abrunhosa (2009) a Radio Frequency Identification ou Sistema de Identificação por Radiofrequência (RFID) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar os mais variados produtos, entre eles acervos bibliográficos. Diante do exposto, observe as proposições abaixo:


I. A tecnologia RFID tem sido implantada com êxito em acervos bibliográficos de diversas bibliotecas com freqüência que converge para 13,56 MHZ.

II. A tecnologia RFID utiliza um chip onde pode ser gravado, regravado e que possibilita ler à distância todas as informações necessárias ao gerenciamento do acervo.

III. A tecnologia RFID possibilita as funções de segurança, inventário, autoempréstimo, autodevolução e organização de acervo nas estantes.

IV. A tecnologia RFID é limitada para a automação dos processos devido à exigência de contato físico dos leitores e sensores/antenas e leitores do sistema de tecnologia RFID.

V. A tecnologia RFID é indicada para a segurança do acervo, pelo fato das etiquetas serem modernas, no formato filamentar de 150 microns de diâmetro.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A