Questões de Concurso Público UFLA 2014 para Médico - Medicina do Trabalho

Foram encontradas 10 questões

Q585335 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre as consequências do estresse no trabalho relatadas na literatura especializada, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q585336 Segurança e Saúde no Trabalho
Leia o caso descrito.
TMAB, mulher, 37 anos, trabalhou durante 18 meses em um laboratório de análises clínicas de um hospital universitário. Após seis meses de ingresso na referida função, manifestou sintomas de rinorreia, prurido naso-ocular e espirros. Relatava episódios agudos que se tornaram recorrentes, geralmente desencadeados de 5 a 10 minutos após o manejo de um reagente cuja composição não estava declarada na embalagem. Começou a usar máscara para evitar o contato e a fazer uso de anti-histamínico via oral. Três meses depois de uma discreta melhora, iniciou tosse e dispneia. Durante as férias, os sintomas quase desapareceram. Não era fumante, não tinha antecedentes de doença respiratória ou alérgica, nem história familiar de atopia. Radiografias de tórax e seios paranasais normais.
Supondo que você integre a Unidade-SIASS (Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) daquela instituição, a medida primeira na condução do caso, de acordo com o quadro sintomatológico de TMAB, será:
Alternativas
Q585343 Segurança e Saúde no Trabalho
As alternativas abaixo fazem parte do quadro de distúrbios do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, EXCETO:
Alternativas
Q585344 Segurança e Saúde no Trabalho
LCF, sexo masculino, branco, 44 anos, 3º grau completo, gerente de banco, separado, um filho. Há três anos, LCF sofreu um assalto na agência bancária onde era gerente administrativo: quatro homens armados, um deles com uma granada, entraram no banco, ameaçaram-no e agrediram-no fisicamente. Nos dias subsequentes, para conseguir trabalhar, passava na roleta da agência e voltava várias vezes, muito sobressaltado, tremia e sentia calafrios. Emagreceu 12 kg em 2 meses. Desde então, não consegue mais permanecer em locais fechados nem utilizar elevador, mesmo tendo de subir mais de dez andares. Passou a sentir-se em permanente estado de alerta, com a impressão de estar sendo seguido ou de que poderia acontecer-lhe alguma coisa a qualquer momento. O coração fica acelerado, tem dificuldade de respirar e tem mal-estar. Relata que tem pesadelos frequentes sobre o assalto e temas relacionados. Após o assalto, ficou descuidado com a aparência, distanciou-se de amigos e familiares, não sai de casa, tem crises de choro, dificuldade de concentração e ideação suicida. Tem pesadelos e não consegue mais dirigir. Faz tratamento psiquiátrico e psicoterápico (terapia cognitivo-comportamental) e está em uso de cloridrato de fluoxetina 40 mg/dia, mirtazapina 30 mg/dia, alprazolam 3 mg/dia, risperidona 2 mg/dia, flurazepam 30 mg/dia e tratamento de hipertensão arterial sistêmica e prolapso de valva mitral.

Fonte: BUCASIO, E. et al. [Nome da doença]: relato de um caso. Rev. Psiquiatr. Rio Gd. Sul 2005; vol.27, n.1, pp. 86-89 (Adaptado).
A hipótese diagnóstica no caso apresentado é:
Alternativas
Q585345 Segurança e Saúde no Trabalho
As alternativas abaixo fazem parte do espectro de ação dos profissionais dos serviços de atenção à saúde do trabalhador na atualidade, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: D
5: A