Questões de Concurso Público UFES 2021 para Economista

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Economista |
Q1930377 Economia
Em microeconomia, a teoria da firma trata das relações físicas e tecnológicas entre o nível de produção e as quantidades de insumos que são necessárias para obtê-lo. Os custos de produção e as formas de maximização de lucro e de minimização de custos pelas empresas também fazem parte desse campo de estudo. Com base na teoria da firma, analise as afirmativas a seguir:
I. Os custos fixos médios de uma empresa nunca aumentam com a produção. Além disso, os custos médios totais são sempre maiores ou, pelo menos, iguais aos custos variáveis médios.
II. Numa função de produção do tipo Cobb-Douglas dada por f (K,L) = AKα Lβ  , em que K e L são, respectivamente, capital e trabalho, se α+β <1 ocorrem retornos decrescentes de escala, ou seja, a produtividade média desses fatores se reduz quando todos os fatores de produção aumentam.
III. Sempre que os preços dos fatores produtivos são alterados, a função de produção de uma empresa também é alterada. Quando isso ocorre, são observadas economias externas à empresa.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Economista |
Q1930379 Economia
Com base na análise microeconômica sobre falhas de mercado, externalidades e bens públicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Como os bens públicos não são de uso exclusivo, os mercados competitivos geralmente deixam de prover quantidades eficientes desses bens devido à presença de “caronistas” (free riders).
II. O imposto do tipo pigouviano sobre a poluição tem a finalidade de atribuir ao poluidor os custos causados aos demais agentes, a fim de reduzir a quantidade de poluição emitida.
III. Para reduzir o risco moral, as seguradoras de automóveis estabelecem a franquia nas apólices de seguros.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A