Questões de Concurso Público UFES 2017 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2017 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2017 - UFES - Técnico em Enfermagem |
Q850095 Enfermagem

Analise as afirmativas a seguir sobre a dengue, empregando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) Cabe ao profissional de enfermagem coletar os dados, da forma mais detalhada possível, e registrá-los no prontuário do paciente com suspeita de dengue, os quais são necessários para o planejamento e a execução dos serviços de assistência de enfermagem.

( ) A prova do laço, durante o exame físico, deve ser realizada, obrigatória e exclusivamente, nos casos suspeitos de dengue hemorrágica.

( ) Em alguns pacientes, a dengue pode evoluir para formas mais graves, que apresentam sinais de alarme, dentre os quais: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão postural e/ou lipotimia, hepatomegalia dolorosa, hemorragias importantes como hematêmese e/ou melena e sonolência e/ou irritabilidade.

( ) A dengue em crianças, apresenta-se, geralmente, como uma síndrome febril cujos sinais e sintomas são inespecíficos, como: apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2017 - UFES - Técnico em Enfermagem |
Q850101 Enfermagem

Sobre processos infecciosos, analise as afirmativas abaixo, empregando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea, comprovada por meio de exames laboratoriais.

( ) Virulência é a condição em que o hospedeiro interage fisiológica e imunologicamente com um microrganismo.

( ) Colonização é a presença de microrganismos no interior ou na superfície corporal de um hospedeiro, sem interferência ou interação com o hospedeiro e sem provocar sintomas nele.

( ) Período de incubação é o intervalo de tempo entre o contato com o microrganismo e o aparecimento dos sinais e sintomas da doença.

( ) Latência é o intervalo de tempo entre o contato com o microrganismo e o aparecimento dos sinais e sintomas da doença.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2017 - UFES - Técnico em Enfermagem |
Q850103 Enfermagem
Alguns micróbios são tão contagiosos ou epidemiologicamente significativos que devem ser usadas precauções adicionais, além das precauções padrão, nas situações em que esses microrganismos são identificados. As precauções contra a transmissão de micróbios pelo ar são necessárias para pacientes diagnosticados com
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2017 - UFES - Técnico em Enfermagem |
Q850110 Enfermagem

De acordo com o “Manual de Recomendações para o controle da Tuberculose no Brasil”, do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir, e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) O Profissional de Saúde com sinais ou sintomas compatíveis com tuberculose deve procurar auxílio médico e ser submetido aos exames laboratoriais e ao Raio-X de tórax. Em caso de suspeita de tuberculose pulmonar, o profissional deve permanecer afastado das suas atividades até que a suspeita de tuberculose seja excluída ou que o profissional de saúde seja considerado não infectante.

( ) Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar são tosse persistente produtiva com muco e eventualmente sangue, febre, sudorese noturna e emagrecimento.

( ) O paciente que retorna ao sistema de saúde, após abandono do tratamento para tuberculose, deve ter a reintrodução imediata ao tratamento antiTB básico.

( ) A busca ativa do sintomático respiratório tem sido uma estratégia recomendada nacionalmente com o objetivo de identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a quatro semanas e deve ser realizada anualmente pelos serviços de saúde.

( ) A baciloscopia direta do escarro é o método principal de diagnóstico da tuberculose pulmonar, por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A