Questões de Concurso Público UFCG 2019 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 6 questões

Q1383807 Pedagogia

Considerando a discussão acerca da educação superior, consolidação da democracia e luta pelos direitos humanos, identifique somente as alternativas que acrescentam argumentos coerentes para a superação das possibilidades levantadas no trecho transcrito, que revelam reducionismos quanto à função social da Universidade pública. Em seguida, marque a alternativa que contem a seleção dos argumentos coerentes.


O que a Universidade não pode continuar fazendo é o que se denuncia: formar agrônomos e veterinários para servirem aos interesses dos proprietários de terras; médicos e dentistas para garantirem a saúde da classe dominante; economistas e administradores para cuidarem dos interesses privados; educadores para policiarem a ideologia e hierarquizarem as forças de trabalho; engenheiros para enriquecerem as empresas estrangeiras, etc. Como os cursos de Direito podem ignorar a situação do menor, a grilagem, a violência policial? Como o estudante de Medicina pode ignorar a situação da saúde da população? 



(I) A educação sempre foi e será instrumento de integração do indivíduo com a sociedade, de tomada de consciência para a participação social. A educação superior deverá levar o aluno a se comprometer com a busca de soluções para os problemas do povo brasileiro.

(II) O estudante universitário deve exigir maior flexibilidade nas disciplinas, pois a Universidade burocrática tornou-se inflexível em seus programas, seus planejamentos, sua organização acadêmica e planejamento. Hoje ela está em crise justamente porque valorizou o transitório (a estrutura) em detrimento do permanente (a cultura).

(III) A autogestão coletiva da Universidade, do ponto de vista administrativo, não implica apenas a fiscalização da aplicação dos recursos, implica ainda o poder de decisão sobre as prioridades. Além de coibir abusos e evitar a corrupção, a autogestão dos recursos tem um caráter educativo, pois leva a comunidade a comprometer-se com a instituição, educando para a responsabilidade social.

(IV) A relação Universidade-sociedade não é dialética: a Universidade cria cultura para uma sociedade, mas ela é também fruto, reflexo de certas condições culturais que permitem o seu surgimento.

(V) A Universidade deve combater o autoritarismo, dogmatismo, o conformismo, a inércia cultural e o obscurantismo, assumindo o seu papel crítico. Em um quadro político e cultural de liberdade, há liberdade de expressão e de cátedra e estará garantida a critica e o debate. Dessa forma, terá evidentes reflexos na sociedade, pois a Universidade se comprometerá, através do ensino da pesquisa e da extensão, com as demandas sociais da maioria da população. 

Alternativas
Q1383812 Pedagogia

O direito à educação no Brasil, no contexto da globalização, encontra-se ameaçado, mediante o desconforto social, a desesperança e um progressivo rompimento do equilíbrio das fronteiras entre Estado, sociedade civil e indivíduo, fazendo com que a prática de liberdade se dissocie dos verdadeiros compromissos sociais. Entendendo que uma visão de totalidade social dá mais consistência à necessária compreensão desse processo, identifique as alternativas que se referem, coerentemente, às principais ideias neoliberais. Logo após, identifique a alternativa com a resposta correta.


( I ) Necessidade de ampliação de gastos com bem-estar social e manutenção da taxa “natural” de desemprego, assegurando um exército de reserva de trabalho.

(II) Entendimento de que é falsa a ideia de que a economia e a sociedade modernas, devido a sua complexidade, requeiram planejamento e coordenação por parte do Estado. Nessa perspectiva, a concorrência é a melhor forma de dar coordenação à sociedade, tendo em vista que ninguém pode avaliar todas as motivações dos indivíduos nas suas decisões.

(III) Defesa de que o desenvolvimento da sociedade, por estar baseado nas forças impessoais do mercado, não pode nem deve prover a garantia econômica de ninguém.

(IV) Estatização de serviços públicos, como água, luz, telefone, educação e saúde, além de um programa de recuperação de empresas estatais.

(V) Manutenção de um Estado forte com capacidade de romper com o poder dos sindicatos e de controlar o dinheiro, porém, precisa ser comedido nos gastos sociais e nas intervenções econômicas.

Alternativas
Q1383813 Pedagogia
Tendo como referência ações afirmativas que garantem a equidade quanto ao ingresso de grupos variados de alunos no ensino superior, leia as indagações apresentadas no quadro e identifique a alternativa que está associada diretamente às demandas sugeridas pelas questões em destaque.

Considerando a questão das condições do saber dos alunos egressos do ensino público, será que as bases, as estruturas de conhecimentos prévios estão suficientemente sólidas para que esses estudantes possam acompanhar as dificuldades naturais apresentadas no decorrer de qualquer curso universitário?

Questiona-se se os esforços e o comprometimento dos alunos oriundos do ensino público serão suficientes para superarem as dificuldades trazidas do ensino básico, ou seja, a equidade oferecida para o ingresso irá resolver a iniquidade do ensino público fundamental e médio, uma vez que os discentes advindos dele parecem apresentar menor conhecimento que os que dele não advêm?

Estarão as universidades organizadas quanto aos horários de forma a oportunizar que alunos menos favorecidos economicamente possam conciliar trabalho e estudo? 

Alternativas
Q1383814 Pedagogia

Em relação à educação superior, leia o trecho que se segue e identifique nas alternativas, a que contradiz essa discussão.


Efetivamente, faz importante diferença formar profissionais num ambiente de produção de conhecimento em que os alunos têm contato com laboratórios, com grupos de pesquisa, com criadores de cultura e formá-los à margem dessas possiblidades. Por isso, faz sentido ampliar largamente as vagas nas universidades públicas. É importante que as universidades consolidadas com tradição de pesquisa institucionalizada reorganizem-se de modo a poder absorver um contingente muito maior de alunos. Seria possível, por exemplo, instituir o sistema de aulas magnas em que os principais pesquisadores profeririam aulas-conferências para centenas de alunos, sendo o conteúdo ai exposto debatido em seminários menores coordenados por mestrandos, doutorandos ou professores em início de carreira. Cada universidade pública deveria ter constantemente circulando por suas dependências dezenas de milhares de jovens ouvindo aulas-conferências, participando de seminários, frequentando bibliotecas, laboratórios, grupos de pesquisa. O profissional formado nesse ambiente terá uma qualidade sensivelmente diversa daquele formado numa faculdade isolada. 

Alternativas
Q1383819 Pedagogia

No Brasil, vem ganhando espaço nas políticas governamentais, iniciativas pautadas na perspectiva neoliberal, que apontam novos modos de organização e de oferta de serviços sociais e, consequentemente, educacionais. Governos estaduais e municipais aderiram à lógica de gestão focada nos produtos e nos resultados educacionais. Essa perspectiva de avaliação educacional é discutida e colocada em cheque, considerando o contraponto entre os pressupostos da razão “objetivista”, em detrimento dos pressupostos a razão “plural e dialógica”. Estabeleça a correspondência da segunda coluna pela primeira, associando as duas perspectivas aos seus pressupostos. Em seguida, assinale a alternativa com a associação correta.


(I) Razão objetivista

(II) Razão plural e dialógica


( ) A ênfase desloca-se dos produtos para os processos da prática educativa; requer uma metodologia sensível às diferenças aos acontecimentos imprevistos, a mudança e ao progresso, às manifestações observáveis e aos significados latentes.

( ) A ênfase maior da avaliação está quase totalmente nos produtos e resultados. Trata-se de um modelo experimental que busca a informação quantitativa, mediante meios e instrumentos objetivos.

( ) O foco recai na definição precisa das mudanças comportamentais esperadas nos indivíduos que podem ser identificadas com objetividade e neutralidade pelo avaliador.

( ) Implica numa ruptura com a pretensa neutralidade do processo de produção do conhecimento em direção à admissão de que a educação deve ser apreendida em se movimento real, em sua dinâmica em dada estrutura social.

( ) Supõe a construção do conhecimento da educação sem fragmentá-la ou descontextualizá-la da realidade histórico-político-social em que é produzida.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: B
5: A