Questões de Concurso Público SEAD-PA 2013 para Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - Conhecimentos gerais I

Foram encontradas 6 questões

Q1636289 Conhecimentos Gerais

Leia o Texto III para responder à questão.


Texto III 

    “Uma jarra de vidro, uma cesta de palha, um vestido rústico de musselina, uma bandeja de madeira: objetos belos, não apesar de sua utilidade, mas por causa dela. Sua beleza lhes é inerente, como o perfume ou a cor das flores. É inseparável de sua função: são coisas belas porque são coisas úteis. O artesanato pertence a um mundo anterior à distinção entre o útil e o belo. Tal distinção é mais recente do que se imagina. Muitos dos artefatos que chegaram até nossos museus e coleções particulares pertenciam a um mundo no qual a beleza não era um valor isolado e autônomo. A sociedade era dividida em dois grandes domínios: o profano e o sagrado. Em ambos, a beleza era uma qualidade subordinada: no domínio do profano, subordinada à utilidade do objeto em questão, e no domínio do sagrado, ao seu poder mágico. Um utensílio, um talismã, um símbolo: a beleza era a aura em torno do objeto, resultante – quase sempre involuntariamente – da relação secreta entre sua forma e seu significado. Forma: o modo como uma coisa é fabricada; significado: o propósito para o qual é fabricada.”

PAZ, Octavio. O Artesanato. Arte na Omaguás. Disponível em: http://arteomaguas.wordpress.com/o-artista-e-o-artesao-feirao-maguas-artesanato-arte-feira-de-artesanato-norma-nacsa-pinheiros-passeios-merleau-ponty/o-artesanato-otavio-paz/ Acesso em 15/08/2013

O Texto, do escritor mexicano Octavio Paz, aborda a noção de artesanato num sentido que não a distancia da noção corrente de arte, enquanto criação associada ao universo estético. Artefatos, souvenirs e coleções vendidos nas feiras e nas praças das grandes cidades brasileiras, nos finais de semana, compõem esse universo, mas são normalmente considerados por seus consumidores como obras de valor inferior àquelas da “grande arte”. Isto se justifica:
Alternativas
Q1636290 Conhecimentos Gerais
A emergência de uma cultura digital no século XXI dá lugar a novos padrões de interação social nas sociedades inseridas nas redes comunicacionais do capitalismo global. Os novos media informacionais são elementos intermediários de acesso a conteúdos educacionais, a serviços, ao comércio, à imprensa, às artes etc. Sua expansão implicou na maior dinamicidade das relações sociais e na, assim chamada, compressão do espaçotempo. Mas, ao mesmo tempo:
Alternativas
Q1636291 Conhecimentos Gerais
O Acordo Ortográfico assinado inicialmente em 1990 por sete países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe) previa a unificação da escrita das palavras em português, de modo a facilitar trânsitos e intercâmbios políticos, comerciais e culturais entre esses países, além de projetá-los como um bloco junto à comunidade internacional. As reações de grupos opositores ao acordo, por sua vez, se basearam em argumentos como:
Alternativas
Q1636293 Conhecimentos Gerais
O debate internacional sobre o tráfico e o consumo de drogas resultou, no Brasil, na criação da Lei Federal n. 11.343, de 2006, que isentou usuários de drogas da pena de prisão (enquanto aumentou a pressão sobre o tráfico), impondo penas alternativas e leves, como serviço comunitário e comparecimento a cursos educativos. Os juízes, no caso brasileiro, são os que determinam a finalidade da droga apreendida, vaticinando consumo pessoal ou comercialização. Esta prerrogativa implica:
Alternativas
Q1636295 Conhecimentos Gerais
A grande expansão populacional das capitais brasileiras foi um movimento iniciado em meados do século XX e ocasionou uma mudança profunda na sociedade em geral: a formação de um país predominantemente urbano. Esta transformação ocorreu, em grande medida, em função de condicionantes como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: B