Questões de Concurso Público SECULT-CE 2018 para Analista de Cultura - Música

Foram encontradas 3 questões

Q943104 Pedagogia
    Os critérios de avaliação do mérito e relevância para o bom uso dos numerários públicos dos projetos culturais aprovados pelo MinC estão fundamentados nas diretrizes apresentadas pelo MEC, através da Diretoria de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP

Saber o grau de eficiência de cada etapa do projeto aumenta a credibilidade, a transparência e a segurança das decisões gerenciais. Considerando esse contexto, atente para os seguintes pressupostos: 

I. Um projeto cultural exibe qualidade se tiver valor e mérito; um processo de avaliação de projetos culturais exibe valor se tiver eficácia e eficiência, e exibe mérito se tiver efetividade e relevância.

II. Valor e mérito são condições necessárias à qualidade em projetos de natureza cultural; eficácia, eficiência, efetividade e relevância são critérios necessários para avaliar qualidade.

III. Um processo de avaliação tem valor quando atende às necessidades de informações dos seus stakeholders, e tem mérito quando satisfaz os padrões de qualidade estabelecidos, ou seja, quando faz bem o que se propõe a fazer.
Estão corretos os pressupostos que constam em
Alternativas
Q943105 Pedagogia
A palavra Metodologia é composta por três vocábulos gregos: metà (para além de), odòs (caminho) e logos (estudo). O conceito faz alusão aos métodos que permitem obter certos objetivos. Com base nisso, é correto dizer que a prerrogativa dos educadores que se valem da arte no processo de ensino/aprendizagem é fundamentada no princípio de que
Alternativas
Q943115 Pedagogia

    Atente ao seguinte depoimento da professora de trompete do projeto Fazendo Arte (Divinópolis, Minas Gerais): “Na Oficina de Musicalização, os alunos têm que desenvolver habilidades técnicas individuais. No entanto, o resultado do trabalho só se dá na coletividade. Isto desenvolve o senso de grupo, a concentração, o respeito ao próximo, o ouvir, o aguardar sua vez, o caminhar juntos num mesmo tempo. Assim, o aluno vem para a prática e percebe que o sucesso do grupo depende da dedicação de cada um, e que por isso todos têm a mesma responsabilidade e importância”.

PEREIRA, N. Projeto Fazendo Arte: na interface da Arte, Educação e Cultura. En Revista Espacios Transnacionales, 2013.

Considerando a experiência acima relatada pela arte educadora, analise as seguintes afirmações:

I. As artes, por suas potencialidades integradoras, oportunizam ao ser humano o desenvolvimento de competências para a vida, sejam elas cognitivas, sociais, produtivas ou pessoais; pois, há uma experiência estética viva e que favorece a inter e transdiciplinaridade, seja como disciplina em uma instituição de ensino ou como tema/método em uma ação transversal.

II. Os resultados da oficina vêm de encontro ao que o Relatório Jacques Delors RJD – elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO –, publicado no Brasil sob o título de Educaçãoum tesouro a descobrir (2000), estabelece como pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

III. A experiência da professora da Escola de Música de Divinópolis parte do pressuposto que o processo educativo em música deve ser separado por um espaço formal de educação: no caso do ensino da oficina de musicalização, as aulas devem ocorrer em salas próprias para ensaio, e o profissional arte-educador deve necessariamente ter formação em licenciatura.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D