Questões de Concurso Público SECULT-CE 2018 para Analista de Cultura - Comunicação Social e Mídias Digitais

Foram encontradas 6 questões

Q942805 Jornalismo
No livro “Jornalismo Público” (Unesp, 2011), Danilo Rothberg discute alguns aspectos da cultura profissional do jornalista que devem ser avaliados, e um deles é o framing, cuja noção pode ser adequadamente definida como
Alternativas
Q942806 Jornalismo
Expressões como “plataformas de financiamento crowdfounding”, “economia gig”, “mechanical turk”, “uberização dos empregos” e “fim das relações empregador-empregado” estão no centro da discussão de uma economia globalizada, com aspectos e consequências (segundo alguns pensadores) não previstos por autores como Karl Marx ou Adam Smith. Assinale a opção cuja expressão apresentada NÃO diz respeito a problemas do campo profissional do jornalismo ligados diretamente a esse cenário socioeconômico específico.
Alternativas
Q942808 Jornalismo

Atente para as seguintes expressões:

I. raspar dados para identificar padrões e transportá-los para formatos maleáveis;

II. usar logaritmos para criar regras, rotinas e procedimentos lógicos em computadores;

III. oferecer QR Code para o leitor acessar áudios e vídeos;

IV. taguear temas paraaveriguar a repercussão de um assunto entre tuiteiros.

Pertence ao campo do webjornalismo somente o que consta em

Alternativas
Q942813 Jornalismo
Atente para os seguintes enunciados sobre jornalismo cultural:
I. Essa editoria também deve seguir algumas normas de manual de redação, caso haja um na empresa em questão.
II. O jornalismo cultural deve se deter exclusivamente nas tradicionais “sete artes”, evitando desvios nos conteúdos das pautas da área.
III. A redação de perfis deve ser evitada a todo custo por conta do gasto de tempo para sua produção e edição.
IV. Os textos dessa editoria podem evitar o uso da pirâmide invertida das hard news e adotar outras modalidades de lide.
É correto o que se afirma somente em
Alternativas
Q942814 Jornalismo
Autores como a pesquisadora e jornalista argentina Alicia Cytryblum trabalha, desde o início do século XXI, à frente do que ela denomina de “Jornalismo Social”, o qual “busca devolver uma visão mais ampla que ajude na construção de uma sociedade mais inclusiva” (Alicia Cytryblum, “Periodismo Social: una nueva disciplina”, La Crujia, 2009, p. 73, tradução nossa), abordando o tratamento de alguns temas especiais, como discriminação, direitos humanos, infância e adolescência, pobreza, mulher, gênero e sexismo, e deficientes, por exemplo. Considere os itens apresentados a seguir, e assinale o que NÃO corresponde a uma característica típica do jornalismo pensado como agente social.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: A