Questões de Concurso Público TJ-PR 2013 para Assistente Social

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620127 Serviço Social
"O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho. Os assistentes sociais, por meio da prestação de serviços socioassistenciais, realizados nas instituições públicas e organizações privadas, interferem nas relações sociais cotidianas, no atendimento às variadas expressões da questão social" (Iamamoto, 2007). A autora, em seus estudos sobre o tema, alerta os profissionais para os riscos da interpretação superficial da questão social, podendo ter como efeitos:
1. reforço ao discurso de criminalização da questão social, base das práticas autoritárias e repressivas.
2. pulverização e fragmentação das inúmeras "questões sociais", atribuindo unilateralmente aos indivíduos e suas famílias a responsabilização pelas dificuldades vividas.
3. constituição de discurso genérico, prisioneiro das análises estruturais, esvaziadas de suas particularidades históricas.
4. autonomização das múltiplas expressões da questão social.
Estão corretos os itens: 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620129 Serviço Social
Iamamoto (2007) faz uma revisão de parte da literatura sobre a questão social, desde a chamada escola francesa até o debate profissional do Serviço Social brasileiro. Acerca disso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Pierre Rosanvallon sustenta que a questão social permanece latente, diante da ausência de uma “correlação de forças estratégicas”.
( ) Robert Castel entende a questão social como uma “aporia fundamental” que ameaça a coesão ou integração social, cuja origem está na desagregação da sociedade salarial.
( ) Potyara Pereira alega a emergência de uma “nova questão social” decorrente da crise do “Estado-providência”.
( ) José Paulo Netto relaciona a questão social diretamente à acumulação capitalista e à luta de classes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620141 Serviço Social
Instala-se uma fase na qual a Assistência Social, mais do que uma política de proteção social, se constitui num mito social” (Mota, 2009, p. 141). Ao fazer essa afirmação, a autora considera que:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620164 Serviço Social
Em seu texto “Questão social, família e juventude: desafios do trabalho do assistente social na área sociojurídica”, Iamamoto (2010) aborda algumas particularidades do trabalho profissional junto a crianças e adolescentes no Poder Judiciário. A respeito desse texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Existe forte presença do tradicionalismo do Serviço Social, verificando-se o predomínio do modelo do “Serviço Social de Casos”, que induz uma atuação profissional com vistas à adaptação ou integração à ordem social.
2. No Poder Judiciário, os assistentes sociais trabalham com situações-limite, que condensam a radicalidade das expressões da questão social, pois a busca da proteção judicial ocorre quando os demais recursos foram exauridos.
3. A atitude investigativa e a pesquisa fazem parte do trabalho do assistente social, o que supõe realizar uma “fotografia descritiva” da realidade que se pretende alterar, focada nas situações vividas em nível individual e/ou familiar.
4. O assistente social no Poder Judiciário dispõe de uma dimensão prático-interventiva junto aos sujeitos de direitos, podendo operar a elaboração e/ou implementação de políticas sociais, em parceria com o Poder Executivo.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620179 Serviço Social
O debate sobre vulnerabilidade ganhou centralidade no enfrentamento das diferenciadas expressões da questão social e no trabalho social com famílias. Essa categoria compreende:

1. noção multidimensional, na medida em que afeta indivíduos, grupos e comunidades em planos distintos de seu bem-estar, de diferentes formas e intensidades.
2. análise da composição familiar, das condições de acesso e qualidade do sistema educacional, da possibilidade de obter trabalho com qualidade e remuneração adequada, da existência de garantias legais e políticas.
3. trajetória do sujeito, variando de pessoa para pessoa, contudo recebendo influência da família, que é a responsável pelo seu enfrentamento, cabendo ao Estado a intervenção em caso de falência do grupo familiar.
4. privação de renda, elemento central na classificação de pobreza e miséria.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: B