Questões de Concurso Público TJ-PR 2013 para Assistente Social

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620146 Serviço Social
A teoria social crítica (e, com esta designação, referimo-nos à tradição marxista) já demonstrou que a sociedade não é uma entidade de natureza intencional ou teleológica, isto é, a sociedade não tem objetivos nem finalidades, ela apenas dispõe de existência em si, puramente factual. No entanto, a mesma teoria sublinha que os membros da sociedade, homens e mulheres, sempre atuam teleologicamente, isto é, as ações humanas sempre são orientadas para objetivos, metas e fins. Nessa perspectiva podemos falar em projetos societários. Diante disso, considerando a compreensão de projetos societários para a teoria social crítica, presente no debate que integra o projeto ético-político profissional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os projetos societários são projetos coletivos, mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.
( ) Em sociedades como a nossa, os projetos societários são, necessária e simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratem mais ou menos fortemente determinações de outra natureza (culturais, de gênero, étnicas etc.).
( ) Os projetos societários apresentam a autoimagem da classe social dominante e elegem os valores que a legitimam política e ideologicamente.
( ) Nos projetos societários, como em qualquer projeto coletivo, há necessariamente uma dimensão política, que envolve relações de poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620147 Serviço Social
A ética profissional expressa um ethos sociocultural, uma moralidade profissional, com suas bases teóricas e filosóficas, produto concreto de sua prática e de sua normatização. Com base no debate trazido pelo Código de Ética de 1993, revisado em 2011, numere a coluna da direita com base na discussão das categorias da coluna da esquerda.

1. Pluralismo.
2. Liberdade.
3. Democracia.
4. Equidade.
5. Autonomia.

( ) É tratado(a) como padrão de organização política capaz de favorecer a "ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais".
( ) Defendido(a) pelo liberalismo, o seu alcance supõe a posse de bens materiais à felicidade, numa sociedade fundada na propriedade privada dos meios de produção e do trabalho.
( ) A sua defesa explicita os limites da liberdade burguesa; incompatível com a igualdade, a justiça social e a cidadania plena.
( ) Abrange a capacidade de independência que permite a autodeterminação dos indivíduos, para tomar decisões que estejam vinculadas à sua vida e suas relações sociais, bem como a valorização, o respeito e a consideração às opiniões e escolhas dos outros.
( ) Respeito às correntes profissionais que descartam o compromisso com o autoritarismo, fascismo e o conservadorismo.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620149 Serviço Social
Em 24 de janeiro de 2011, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 594 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), com alterações/adequações ao Código de Ética do Assistente Social de 1993. Assinale a alternativa que corresponde às modificações realizadas no referido documento.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620151 Serviço Social
O Código de Ética do Assistente Social, instituído pela Resolução CFESS nº 273/93, estabelece normas acerca do sigilo profissional e também sobre a relação do assistente social com a Justiça. Com base nessas normas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A revelação do sigilo profissional não é admissível em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.
( ) É dever do assistente social comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional.
( ) É vedado ao assistente social depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional.
( ) O assistente social não pode apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, ainda que no âmbito da competência profissional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620153 Serviço Social
O assistente social, no cotidiano de seu trabalho, tem como dever garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas pelos usuários dos diferentes serviços. Conforme preconiza o artigo 5º do Código de Ética do Assistente Social, as decisões contrárias aos valores e crenças pessoais do profissional, apresentadas pelos usuários, devem ser respeitadas ________.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: D