Questões de Concurso Público UFRPE 2016 para Técnico de Laboratório - Eletrônica
Foram encontradas 14 questões
Dado o circuito abaixo, qual o valor de R para que seja satisfeita a corrente i no valor de 1 mA?
Considere o arranjo de resistores no circuito abaixo e assinale a resistência equivalente entre os pontos A e B.
Para o circuito abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao valor da corrente no resistor R3.
É correto afirmar que os transistores de efeito de campo (FET):
1) são dispositivos que podem ser utilizados como chave.
2) servem como adaptadores de impedância.
3) podem ser utilizados para controlar a corrente sobre uma carga.
4) são utilizados muitas vezes como amplificador.
Estão corretas:
A eletrônica de potência revolucionou o conceito de controle de potência para a conversão de energia e para o controle dos acionamentos das máquinas elétricas. Uma classe de dispositivos muito utilizada é a de transistores de potência. Sobre esses dispositivos, analise as afirmativas a seguir.
1) O transistor bipolar de junção (BJT) e o transistor de efeito de campo de óxido metálico semicondutor (MOSFET) são exemplos de transistores de potência.
2) Os três terminais de um transistor bipolar de junção, seja ele PNP ou NPN são: coletor, base e emissor.
3) Existem três configurações básicas para um transistor bipolar de junção: coletor comum, base comum e emissor comum.
4) Há três regiões de operação para um transistor bipolar de junção: de corte, ativa e de saturação.
Estão corretas:
Assinale a alternativa que corresponde à forma de onda da figura abaixo.
A figura abaixo mostra um circuito conhecido como amplificador diferencial. Assinale a alternativa que corresponde ao valor VOUT para este circuito.
Assinale a alternativa que indica o valor da tensão V no capacitor para o circuito abaixo com fonte DC, em regime permanente de funcionamento.
Com relação às Leis de Kirchhoff, analise as proposições abaixo.
1) A lei de Kirchhoff das correntes diz que o somatório das correntes que entram em um determinado nó é igual à soma das correntes que saem daquele nó.
2) A lei de Kirchhoff das correntes resume um conceito que pode ser entendido como o da “conservação de cargas”.
3) A lei de Kirchhoff das tensões diz que o somatório das tensões através de um circuito fechado é igual a zero.
4) A junção de um ou mais condutores num ponto é chamado de malha.
Estão corretas:
Sobre o uso de diagramas fasoriais (ou fasores), para representação e solução de problemas envolvendo ondas senoidais, analise as seguintes afirmações.
1) A projeção horizontal do fasor é uma função cosseno.
2) Comprimento do fasor é também conhecido por magnitude ou amplitude.
3) Amplitude representa o valor médio da função cosseno.
4) Uma tensão expressa como função seno pode ser modificada para a função cosseno subtraindo 90º da sua fase.
Estão corretas:
Assinale a porta lógica de duas entradas que têm função lógica correspondente à tabela-verdade abaixo:
A |
B |
F(A,B) |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
1 |
1 |
0 |
1 |
1 |
1 |
0 |
Com relação aos circuitos lógicos combinacionais, analise as proposições abaixo.
1) É possível implementar qualquer circuito lógico apenas com portas do tipo NAND.
2) No circuito combinacional as saídas dependem única e exclusivamente das entradas.
3) Em projetos de circuitos lógicos podem existir situações que não são possíveis na prática ou que não influenciam o comportamento de um sistema lógico. São as situações irrelevantes (ou don’t care).
4) Funções lógicas podem ser expressas como “soma de produtos” ou “produto de somas”.
Estão corretas:
Observe o flip-flop da figura abaixo e analise as proposições que se apresentam abaixo.
1) Trata-se de um flip-flop RS Síncrono.
2) Pulso de relógio (clock) determina o instante de atualização das saídas 𝑄 𝑒 𝑄̅.
3) A entrada CK (clock) inibe as entradas R e S quando seu nível lógico é 0.
4) Não existe problema de erro lógico quando R=S=1.
Estão corretas:
Considerando os contadores formados basicamente por flip-flops, analise as seguintes afirmações.
1) Contador fornece em suas saídas um conjunto de níveis lógicos numa sequência predeterminada.
2) A velocidade da sequência gerada é determinada pela frequência dos pulsos de clock apenas para o flip-flop síncrono, já que no assíncrono não há o clock.
3) Pode-se construir um contador crescente ou decrescente, seja ele síncrono ou assíncrono.
4) Um contador pode ser construído para contar numa sequência qualquer.
Estão corretas: