Questões de Concurso Público Prefeitura de Pontes e Lacerda - MT 2022 para Enfermeiro

Foram encontradas 20 questões

Q1953153 Enfermagem
O enfermeiro adquire, em sua formação profissional, o saber de várias ciências, inclusive sobre a administração e as suas teorias. Sobre esse último aspecto, podemos afirmar que as teorias administrativas versam sobre as seguintes variáveis básicas:
Alternativas
Q1953154 Enfermagem
O cuidado da enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas. É executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar. Por isso, segundo o Código de Ética de Enfermagem, é um dever do profissional:
Alternativas
Q1953155 Enfermagem
A enfermagem, na condição de ciência, assim como as outras áreas de conhecimento, possui um arcabouço teórico próprio que fundamenta o desenvolvimento da profissão no âmbito da assistência, do ensino e da pesquisa. No âmbito assistencial, emerge a necessidade da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Para atender a essa demanda, desenvolveu-se uma teoria de enfermagem que se fundamenta na perspectiva do “homem unitário”, que evolui ao longo do processo de vida. Trata-se de uma perspectiva que tem, como meta, a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a reabilitação dos pacientes com sequelas. Dito isso, assinale a opção em que se apresentam, respectivamente, o(a) autor(a) e o nome dado a essa teoria:
Alternativas
Q1953156 Enfermagem
A doutrina de Monro-Kellie explica o equilíbrio dinâmico do conteúdo craniano. Trata-se de uma abordagem, segundo a qual, devido ao espaço limitado para ocorrer expansão intracraniana, o aumento de qualquer um dos componentes do crânio modifica o volume dos outros e resulta na elevação da PIC. Essa elevação pode reduzir o fluxo sanguíneo cerebral e resultar em isquemia e morte celular. A fórmula que traduz a pressão de perfusão cerebral (PPC) possui as seguintes variáveis:
Alternativas
Q1953157 Enfermagem
Um paciente de 60 anos, do sexo masculino, diabético, hipertenso e portador de enfisema pulmonar deu entrada na emergência com quadro de insuficiência respiratória grave. Apresentava a seguinte gasometria arterial pH: 7,16; PCO2: 68 mmHg; HCO3 (-): 30 mmol/L e PO2: 62 mmHg. Esses valores são referência para o seguinte distúrbio:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D