Questões de Concurso Público EMGEPRON 2021 para Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas)
Foram encontradas 4 questões
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771811
Arquitetura de Software
O conceito principal do modelo MVC é utilizar
uma solução já definida para separar partes distintas
do projeto, reduzindo suas dependências ao máximo.
A utilização do padrão MVC apresenta como
benefício isolar as regras de negócios da lógica de
apresentação, a interface com o usuário. A figura
abaixo ilustra o Diagrama de Fluxo MVC, com
destaque para seus componentes.
ALFA – Representa a interface gráfica, com a qual o usuário interage. BETA – Representa um intermediador que interage com a interface gráfica. GAMA – Representa a interação com BETA e executa as regras de negócios do sistema
ALFA – Representa a interface gráfica, com a qual o usuário interage. BETA – Representa um intermediador que interage com a interface gráfica. GAMA – Representa a interação com BETA e executa as regras de negócios do sistema
Nesse contexto, ALFA, BETA e GAMA são
denominados, respectivamente:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771813
Arquitetura de Software
Tendo por foco o tema Interface Homem-Máquina, o termo “User-Friendly” deve ser
preocupação dos analistas de sistemas quando
envolvidos na construção de softwares
automatizados no desenvolvimento de projetos.
Nesse contexto, esse termo tem por significado:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771814
Arquitetura de Software
No que diz respeito à área da Interface Homem-Máquina, dois conceitos estão diretamente
relacionados à construção de sites e portais para a
Web.
I. É o parâmetro que trata da disponibilidade de conteúdos e recursos de modo universal na internet, com o objetivo do conteúdo ser acessado, percebido, compreendido e receber interação de qualquer usuário com autonomia e sem barreiras. É, em essência, o respeito pela diversidade de usuários que há na internet e seus direitos ao acesso à informação. II. É o parâmetro que define a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa. É, em essência, a capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas.
Os conceitos em I e II referem-se, respectivamente a:
I. É o parâmetro que trata da disponibilidade de conteúdos e recursos de modo universal na internet, com o objetivo do conteúdo ser acessado, percebido, compreendido e receber interação de qualquer usuário com autonomia e sem barreiras. É, em essência, o respeito pela diversidade de usuários que há na internet e seus direitos ao acesso à informação. II. É o parâmetro que define a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa. É, em essência, a capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas.
Os conceitos em I e II referem-se, respectivamente a:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771816
Arquitetura de Software
Projetar está diretamente relacionado ao
design, definido como a forma de arquitetar uma
ideia, elaborar algo seguindo uma série de princípios
básicos que fundamentam uma ou mais alternativas
como resultados. No contexto da IHM e da
programação visual, dois princípios do design são
caracterizados.
I. Tem por função criar uma aparência sofisticada e limpa, na qual cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página, com destaque para espessura, fontes e tamanhos, nada devendo ser colocado arbitrariamente em uma página. Ao inserir textos e imagens em um layout, deve-se ter em mente que mantê-las organizadas é fundamental para a compreensão do observador. Em síntese, é um princípio que define o processo de leitura do observador. II. Tem por objetivo criar uma organização e fortalecer a unidade, replicando os elementos visuais do design, espalhando-os pelo material. O elemento pode ser uma fonte em negrito, uma linha horizontal, entre outros, qualquer aspecto que o leitor reconheça visualmente. Em síntese, é um princípio que cria consistência entre os elementos.
Os princípios descritos são denominados, respectivamente:
I. Tem por função criar uma aparência sofisticada e limpa, na qual cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página, com destaque para espessura, fontes e tamanhos, nada devendo ser colocado arbitrariamente em uma página. Ao inserir textos e imagens em um layout, deve-se ter em mente que mantê-las organizadas é fundamental para a compreensão do observador. Em síntese, é um princípio que define o processo de leitura do observador. II. Tem por objetivo criar uma organização e fortalecer a unidade, replicando os elementos visuais do design, espalhando-os pelo material. O elemento pode ser uma fonte em negrito, uma linha horizontal, entre outros, qualquer aspecto que o leitor reconheça visualmente. Em síntese, é um princípio que cria consistência entre os elementos.
Os princípios descritos são denominados, respectivamente: