Questões de Concurso Público EMGEPRON 2021 para Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas)
Foram encontradas 7 questões
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771791
Engenharia de Software
No contexto da Análise e Projeto de Sistemas e
do processo de desenvolvimento de software, a UML
reconhece três tipos mais importantes de relações,
conceituadas a seguir.
I. São relacionamentos estruturais entre instâncias e especificam que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes, podendo existir entre classes ou entre objetos. II. São relacionamentos de utilização no qual uma mudança na especificação de um elemento pode alterar a especificação do elemento dependente. Este tipo de relação entre classes indica que os objetos de uma classe usam serviços dos objetos de outra classe. III. São relacionamentos entre um elemento mais geral e um mais específico. O elemento mais específico herda as propriedades e métodos do elemento mais geral. Este tipo de relação é também conhecida como herança no modelo a objetos, existindo só entre as classes.
Os tipos descritos em l, ll e lll são, respectivamente:
I. São relacionamentos estruturais entre instâncias e especificam que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes, podendo existir entre classes ou entre objetos. II. São relacionamentos de utilização no qual uma mudança na especificação de um elemento pode alterar a especificação do elemento dependente. Este tipo de relação entre classes indica que os objetos de uma classe usam serviços dos objetos de outra classe. III. São relacionamentos entre um elemento mais geral e um mais específico. O elemento mais específico herda as propriedades e métodos do elemento mais geral. Este tipo de relação é também conhecida como herança no modelo a objetos, existindo só entre as classes.
Os tipos descritos em l, ll e lll são, respectivamente:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771794
Engenharia de Software
Um processo de desenvolvimento de software
pode ser visto como um conjunto de fases
organizadas, usadas para definir, desenvolver, testar
e manter um software. Existem diversos processos,
cabendo destacar que há algumas fases básicas
comuns à grande parte dos existentes. Em uma
dessas fases, o sistema é codificado a partir da
descrição computacional da fase de projeto em uma
outra linguagem, onde se torna possível a compilação
e geração do código - executável para o
desenvolvimento software. Em um processo de
desenvolvimento orientado a objetos, essa etapa
ocorre definindo as classes de objetos do sistema em
questão, fazendo uso das linguagens de
programação. Pode-se também utilizar ferramentas
de software e bibliotecas de classes preexistentes
para agilizar a atividade, como também o uso de
ferramentas CASE, que dinamizam o processo de
desenvolvimento, nas várias atividades, onde inclui-se geração de código-fonte e documentação.
Essa fase é denominada:
Essa fase é denominada:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771795
Engenharia de Software
No desenvolvimento de software, o início para
toda a atividade parte do levantamento de requisitos,
sendo repetida em todas as demais etapas da
engenharia de requisitos. Sommerville propõe um
processo genérico de levantamento e análise que
contém diversas atividades, sendo três delas
detalhadas a seguir.
I. É o processo de interagir com os stakeholders do sistema para descobrir seus requisitos, e a compreensão do domínio se desenvolve mais durante essa atividade. II. É um estágio que envolve interação com os stakeholders para a definição dos requisitos mais importantes, considerando que, em qualquer conjunto de requisitos, alguns serão mais importantes do que outros. III. É o processo que realiza uma análise dos requisitos para descobrir se estão completos e consistentes e se estão em concordância com o que os stakeholders desejam do sistema.
As atividades detalhas em I, II e III são conhecidas, respectivamente, como:
I. É o processo de interagir com os stakeholders do sistema para descobrir seus requisitos, e a compreensão do domínio se desenvolve mais durante essa atividade. II. É um estágio que envolve interação com os stakeholders para a definição dos requisitos mais importantes, considerando que, em qualquer conjunto de requisitos, alguns serão mais importantes do que outros. III. É o processo que realiza uma análise dos requisitos para descobrir se estão completos e consistentes e se estão em concordância com o que os stakeholders desejam do sistema.
As atividades detalhas em I, II e III são conhecidas, respectivamente, como:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771806
Engenharia de Software
A figura abaixo, associada ao modelo em
cascata ou ciclo de vida clássico, apresenta uma
abordagem sistemática e sequencial para o
desenvolvimento de projetos de software.
Sendo a fase E1 a da COMUNICAÇÃO, as demais E2, E3, E4 e E5 são denominadas, respectivamente:
Sendo a fase E1 a da COMUNICAÇÃO, as demais E2, E3, E4 e E5 são denominadas, respectivamente:
Ano: 2021
Banca:
SELECON
Órgão:
EMGEPRON
Prova:
SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista de Sistemas (Desenvolvimento de Sistemas) |
Q1771807
Engenharia de Software
A UML especifica diversos tipos de diagramas
para modelagem de sistemas e cada um deles
modela uma característica distinta da estrutura ou do
comportamento de um sistema. Dois desses
diagramas são caracterizados a seguir.
I. Representa o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um ator e tem por finalidade modelar o fluxo de trabalho de um objeto durante a execução do programa, sendo mesmo um fluxograma que modela as ações que o objeto vai executar e em que ordem.
II. Representa uma coleção de componentes de software e seus inter-relacionamentos e tem por finalidade modelar recursos que incluem gráficos, áudio e pacotes que são grupos de classes e que constituem o sistema.
Esses diagramas são denominados , respectivamente, Diagramas de:
I. Representa o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um ator e tem por finalidade modelar o fluxo de trabalho de um objeto durante a execução do programa, sendo mesmo um fluxograma que modela as ações que o objeto vai executar e em que ordem.
II. Representa uma coleção de componentes de software e seus inter-relacionamentos e tem por finalidade modelar recursos que incluem gráficos, áudio e pacotes que são grupos de classes e que constituem o sistema.
Esses diagramas são denominados , respectivamente, Diagramas de: