Questões de Concurso Público EMGEPRON 2021 para Analista de Sistemas (Auditoria)

Foram encontradas 17 questões

Q1771424 Banco de Dados
A arquitetura OLAP representa um método que garante que os dados corporativos sejam analisados de forma mais ágil, consistente e interativa pelos gerentes, analistas, executivos e outros interessados nas informações. Constitui uma interface com o usuário e não uma forma de armazenamento de dados, porém se utiliza do armazenamento para poder apresentar as informações. Entre os métodos de armazenamento, quatro são descritos a seguir.
I. Os dados são armazenados de forma relacional. II. Os dados são armazenados de forma multidimensional. III. Uma combinação dos métodos caracterizados em I e em II. IV. O conjunto de dados multidimensionais deve ser criado no servidor e transferido para o desktop, além de permitir portabilidade aos usuários OLAP que não possuem acesso direto ao servidor.
O métodos descritos em I, II, III e IV são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
Alternativas
Q1771427 Banco de Dados
No que diz respeito aos tipos de dados suportados pelo banco de dados Oracle, para armazenar caracteres de tamanho variável e números inteiros, as variáveis devem ser declaradas, respectivamente, dos seguintes tipos:
Alternativas
Q1771432 Banco de Dados
A normalização do banco de dados é o processo de transformações na estrutura de um banco de dados que visa eliminar redundâncias e anomalias de inserção, atualização e exclusão. Tal procedimento é feito a partir da identificação de uma anomalia em uma relação, decompondo-a em relações melhor estruturadas. Este processo compreende o uso de um conjunto de regras, chamadas de formas normais. Existem diversas FORMAS NORMAIS, com requisitos específicos, conforme caracterizado a seguir.
I. Uma relação está na forma normal X quando não existir dependências multivaloradas entre seus atributos, ou seja, campos que se repetem em relação à chave primária, gerando redundância nas tuplas da entidade. II. Uma relação está na forma normal Y quando todos os atributos contêm apenas um valor correspondente, singular, e não existem grupos de atributos repetidos, ou seja, não admite repetições ou campos que tenham mais que um valor. III. Uma relação está na forma normal W quando, na análise de uma tupla, não se encontra um atributo não chave dependente de outro atributo não chave. IV. Uma relação está na forma normal Z quando todos os registros na tabela, que não são chaves, dependem da chave primária em sua totalidade e não apenas parte dela.
Nessas condições, os indicadores X, Y, W e Z referem-se, respectivamente, às formas normais:
Alternativas
Q1771433 Banco de Dados
No que tange à abstração de dados, um sistema de BD deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para esse usuário pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, desde que estes estejam disponíveis no momento necessário. A figura abaixo tem por foco a abstração do BD em três níveis. 
Imagem associada para resolução da questão
De acordo com a figura, destacam-se três níveis:
I. Este nível é o de mais alto nível de abstração, correspondendo a um modelo que independe da implementação em um SGBD. No contexto do projeto de BD, emprega uma técnica de modelagem baseada na representação por meio do diagrama entidade-relacionamento. II. Este nível refere-se a uma descrição do BD, correspondendo a um modelo que considera a abstração na visão do usuário do SGBD. Pode-se concluir que o projeto depende do SGBD em uso, além de definir como será a implementação em um SGBD específico. III. Este nível é o nível mais baixo de abstração, correspondendo a um modelo que descreve como os dados estão realmente armazenados. Pode-se concluir que engloba estruturas complexas de baixo nível e descreve os detalhes completos do armazenamento de dados e o caminho de acesso ao banco de dados.
Nessas condições, os níveis I, II e III são denominados, respectivamente:
Alternativas
Q1771434 Banco de Dados
No que tange aos projetos lógico e físico de BD, a modelagem assume papel de extrema importância. Entre as ferramentas disponíveis, o Modelo Entidade Relacionamento (MER) é um modelo utilizado na Engenharia de Software para descrever as entidades envolvidas em um domínio de negócios, com seus atributos e os relacionamentos. Esse modelo representa de forma abstrata a estrutura que possuirá o banco de dados da aplicação, sendo o Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) a representação gráfica do MER. Na elaboração de um DER, de acordo com a notação Peter Chen para representar entidades, atributos, relacionamentos e especialização, respectivamente, foram padronizados os seguintes símbolos:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: C