Questões de Concurso Público Prefeitura de Boa Vista - RR 2020 para Médico Cirurgião Vascular

Foram encontradas 16 questões

Q1313499 Medicina
Um homem de 32 anos de idade com história de dor abdominal mal definida há duas semanas chega ao Pronto-Socorro com agravamento dessa dor, sendo hoje de enorme intensidade. Confirma alteração de hábito intestinal com disenteria e também está inapetente. Exame físico com dor intensa não localizada, frequências cardíaca e respiratória normais. Tomografia computadorizada do abdome sugere trombose de veias mesentéricas com espessamento de alças.
A melhor conduta nesse caso é:
Alternativas
Q1313500 Medicina
Homem de 61 anos de idade dá entrada na emergência com dor de início súbito em membros inferiores há pouco mais de uma hora. Paciente de entendimento muito limitado não sabendo informar sobre doenças prévias, mas refere que nunca fora operado. Exame físico mostra ritmo cardíaco irregularmente irregular em dois tempos, bulhas normofonéticas, frequência cardíaca de 115 bpm, pressão arterial de 190x80 mmHg. Membros inferiores pálidos com frialdade nítida após metade das coxas, perda de força muscular e hipoestesia bilaterais. Não são palpáveis pulsos femorais, poplíteos nem distais.
A conduta inicial mais adequada ao caso é:
Alternativas
Q1313501 Medicina
Mulher de 72 anos de idade chega à consulta queixando-se de dor “insuportável” (SIC) em membros inferiores pior à direita, que a impede de realizar tarefas cotidianas. Com uma boa anamnese, nota-se dor em panturrilhas tipo claudicação intermitente de início há dois anos e evolução constante. Hoje, descreve sua distância de marcha como a de um quarteirão em linha reta e rua plana. Relata ser diabética e usa medicação “quando o açúcar está alto”(SIC). Hipertensa, usa losartana e hidroclorotiazida de forma irregular.
A abordagem inicial para essa paciente é:
Alternativas
Q1313502 Medicina
Mulher de 78 anos de idade chega à sala de emergência com varicorragia cercada por vários acompanhantes, todos em pânico. Tem dois panos amarrados na perna, ambos completamente embebidos em sangue. A paciente está fraca e não consegue se sustentar de pé. Observa-se que ainda está sangrando um pouco, embora os panos e os coágulos na pele sequer permitam identificar o sítio do sangramento.
O procedimento adequado a ser tomado de imediato é:
Alternativas
Q1313503 Medicina
Homem de 53 anos de idade, tabagista, apresenta quadro de trombose venosa profunda (TVP) em MIE interessando veias musculares da panturrilha e uma das veias tibiais posteriores. Nega trauma, viagem recente, cirurgia ou qualquer condição que impusesse repouso. Doppler do MID mostra paredes espessadas e irregulares, com debris e refluxo em veias profundas. Além disso, uma pequena colateral varicosa com tromboflebite próxima ao joelho. Mesmo arguido sobre o assunto, nega quadro de TVP no MID. A respeito da pequena tromboflebite da colateral, ele conta que houve dois cordões inflamatórios endurados exatamente iguais a esse, um no MIE e outro no MSD nos últimos três meses, que não levaram à internação. Tem perda ponderal importante nos últimos quatro meses e constipação recente.
O diagnóstico mais provável desse paciente é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: D