Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2019 para Professor de Ensino Fundamental - História

Foram encontradas 6 questões

Q1083102 História

“O Egito faraônico não somente representa o primeiro reino unificado historicamente conhecido, como também a mais longa experiência humana documentada de continuidade política e cultural. Mesmo não incluindo o período greco-romano - embora os monarcas helenísticos e os imperadores de Roma tenham figurado como 'faraós' em monumentos egípcios -, a história do Antigo Egito se estende por uns dois mil e setecentos anos, de aproximadamente 3000 a.C. até 332 a.C. (...)Tal história conheceu, é verdade, fases de descentralização, anarquia e domínio estrangeiro mas, durante estes longos séculos, o Egito constituiu uma mesma entidade política reconhecível.”

CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. O Egito Antigo. Brasiliense, 6ª edição. SP. 1987. p.7

O fragmento de texto descreve, de forma resumida, sobre a longevidade histórica da civilização egípcia. Em relação às características do Egito Antigo é correto afirmar:

Alternativas
Q1083103 História
Encontrados nos arquivos das principais cidades hispano-americanas por pesquisadores, os testamentos feitos por indígenas americanos trazem à tona o mundo caótico em que milhões de ameríndios foram obrigados a empobrecer e morrer, diante da conquista e colonização espanhola.
“Testamento de Leonor, índia de Suba, 1585
Em nome de Deus, amém. Saibam quantos esta carta de testamento chegar, como eu, Leonor, índia e cristã, a serviço do capitão Hernando de Velasco, vizinha deste Novo Reino de Granada (...) parente do cacique velho que morreu há cinco ou seis anos e sendo muito pequena, fui batizada por alguns frades que me levaram da pátria natural, e depois da chegada a este reino, sempre estive em casa de espanhóis (...) Declaro que faz quarenta anos que sirvo ao capitão Hernando de Velasco, meu amo, que não me pagou nem gratificou como deveria, apenas me dando uma horta sem cerca (...).”
(Arquivo Geral da Nação, Bogotá, Nota I, Tomo 2º, fls 519y-52r, 1585. IN: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 7. Nº 75. Dezembro de 2011. P. 42.)
A drástica redução da população nativa americana, efetivada logo após a chegada e a conquista espanhola, no decorrer do século XVI, pode ser constatada no gráfico. Trata-se de uma das maiores catástrofes demográficas já ocorridas na história mundial
Imagem associada para resolução da questão
Alguns dos fatores fundamentais para a dizimação da população nativa americana estão descritos corretamente na seguinte alternativa:
Alternativas
Q1083105 História
“O escravo negro tornado mercadoria do século XV ao XIX, mercadoria absolutamente indispensável ao Brasil, não vem de um continente desorganizado, sem cultura, sem tradições, sem passado. Apesar do que tenham dito ou pensado certos contemporâneos europeus ignorantes, no que tem de diferente e necessariamente inferior, o cativo africano, destinado a servir ao desenvolvimento das Américas remotas, tem personalidade e história. (...) Viram-se na África verdadeiros impérios centralizados, com brilho e autoridade incontestáveis, confederações tribais, reinos mais ou menos reconhecidos por seus vizinhos, cidades pousadas com seus ricos mercados nos caminhos do ouro, das especiarias, do marfim, do sal, dos escravos e, por toda parte, um povo de guerreiros, pecadores, pastores, comerciantes e agricultores (...).”
MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. Editora Brasiliense. 2º edição. São Paulo, 1988.
O fragmento acima retrata parte da realidade africana antes mesmo da chegada dos europeus ao continente. As formas de vida dos africanos acabaram facilitando, a partir do século XV, por exemplo, a ação dos mercadores portugueses e de outras nações europeias, pois:
Alternativas
Q1083106 História
Texto I: “Coketown era uma cidade de tijolos vermelhos, ou melhor, de tijolos que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas permitissem, cidade de máquinas e de altas chaminés. Apresentava muitas ruas largas, todas iguais, e muitas ruazinhas ainda mais iguais, cheias de pessoas também muito iguais, pois todas saíam e entravam nas mesmas horas, andando com passo igual na mesma calçada, para fazer o mesmo trabalho, e para elas cada dia era parecido com o da véspera e com o dia seguinte.” CHARLES DICKENS. In: ENDERS, Armelle e outros. História em curso. RJ: FGV, 2008.
Texto II: “A possibilidade de ocorrência de poluição acidental por eventos não previstos, como derramamentos, vazamentos e emanações não controladas, assim como a contaminação ambiental por lançamentos industriais de gazes, material particulado, efluentes líquidos e resíduos sólidos, é particularmente crítica nas áreas que combinam indústria e baixa prevenção.”
JURAS, I. da A.G.M. Os impactos da indústria no meio ambiente. Brasília: Consultoria Legislativa, 2015, p. 51.
Os dois fragmentos de texto descrevem duas realidades, separadas por séculos, dos possíveis impactos gerados pelas Revoluções Industriais: o primeiro texto descreve uma das mais importantes cidades industriais inglesas impactada pela industrialização, o segundo texto trata dos riscos cada vez maiores dos acidentes ambientais. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, apresentou ao mundo uma nova forma de fabricar produtos, levando as unidades fabris a demandarem cada vez mais recursos naturais para produzir bens de consumo. É fato também que o planeta Terra está passando por mudanças ambientais importantes. Pode-se afirmar corretamente acerca dos impactos econômicos, sociais e ambientais promovidos pela Revolução Industrial inglesa que o:|
Alternativas
Q1083107 História
Numa reportagem do Jornal O Globo, do dia 19 de março de 2015, foi noticiado que algumas raras edições do livro “Mein Kampf”, autografadas por Adolf Hitler, seriam leiloadas. Ainda segundo a reportagem, esses livros teriam sido dados a um veterano do Partido Nazista que comandou o extermínio de 70 mil deficientes: “Um exemplar da primeira edição de 'Mein Kampf' (Minha Luta), assinado por seu autor, Adolf Hitler, e dado a um dos membros mais antigos do Partido Nazista, irá a leilão na Califórnia. Cada livro, na série de dois volumes, foi autografado pelo líder nazista e dedicada a Philipp Bouhler, a 12ª pessoa a aderir ao Partido Nazista. Bouhler estava envolvido na tentativa de golpe de 1923, que fracassou e não conseguiu derrubar o governo alemão, uma década antes de que o partido chegasse ao poder através de eleições. Hitler escreveu 'Mein Kampf' durante o período na prisão após a tentativa de golpe.”
Jornal O Globo, 19/03/2015
O livro “Mein Kampf”, que embasou teoricamente o projeto do Estado Nacional Socialista Alemão, e expunha a visão de Hitler para a construção de uma sociedade nazista, foi escrito numa época em que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: C