Questões de Concurso Público Prefeitura de Boa Vista - RR 2019 para Analista - Antropólogo

Foram encontradas 8 questões

Q1313419 Sociologia

Para a antropologia interpretativa de Geertz (1989), o que o etnográfico produz são textos ficcionais pelo fato de serem “interpretações de segunda ou terceira mão, sendo apenas a interpretação “nativa” a de primeira mão”, visto que é a sua cultura. Assim, é correto afirmar que as descrições feitas pelo etnógrafo devem ser:

Alternativas
Q1313421 Sociologia
Como resultado da violência em diversos estados brasileiros, os agentes de segurança pública encontram cemitérios clandestinos, com ossadas ou corpos em estado de decomposição avançada, que têm como finalidade a não identificação dos mortos e das formas da morte. No âmbito da perícia e da investigação criminal, a antropologia forense tem ganhado espaço na identificação dos corpos e no auxílio de resolução dos casos. Para isso, utiliza-se de quatro principais marcadores de identificação coletivos como primeira etapa de identificação, tendo como principal objeto de medida, respectivamente:
Alternativas
Q1313423 Sociologia
Para a antropologia contemporânea, segundo Souza Lima e Castro (2015), e Hincapié (2015), as políticas públicas são um campo no qual as relações entre os agentes e as agências atuantes nele são de:
Alternativas
Q1313424 Sociologia

“A formulação de políticas públicas é uma ati v idade sociocultural (regida por lei s ) profundamente imersa nos processos sociais cotidianos, nos “mundos de sentido” humanistas, nos protocolos linguísticos e nas práticas culturais que criam e sustentam esses mundos” (Shore, 2010).

Nesse sentido, leis como Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Estatuto do Idoso (2003) e Maria da Penha (2006) protegem determinados grupos sociais: crianças, adolescentes, idosos e mulheres em relações afetivas. Segundo Shore (2010), pela perspectiva da antropologia, políticas desse tipo tem como função simbólica:

Alternativas
Q1313425 Sociologia
No Brasil, três categorias, articuladamente, são utilizadas principalmente como marcadores da produção social das diferenças nas relações sociais e dão significado às relações de poder entre os indivíduos, engendram identidades, privilégios e desigualdades estruturais. Essas categorias são:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: D