Questões de Concurso Público SEED-PR 2026 para Língua Inglesa / Língua Portuguesa

Foram encontradas 6 questões

Q4434668 Literatura

Leia a fábula a seguir.



A lebre e a tartaruga



Era uma vez uma lebre que se divertia atormentando sua colega tartaruga. Sempre que a tartaruga caminhava, a lebre a acusava de ser lenta e desengonçada. A tartaruga tentava ignorá-la, mas a lebre insistia nas provocações. Certo dia, a tartaruga desafiou a lebre para uma corrida. Na floresta, ninguém conseguia acreditar que a tartaruga, tão lenta, tivera coragem de chamar a veloz lebre para uma disputa. No horário marcado, a corrida começou. A lebre logo desapareceu entre as árvores, ao passo que a tartaruga se deslocava vagarosamente. De tanto correr, a lebre se cansou no meio do caminho. Depois de verificar que estava muito adiante de sua adversária, a lebre deitou-se para descansar e adormeceu. Enquanto a lebre dormia, a tartaruga prosseguiu caminhando. Quando a lebre acordou, a tartaruga já cruzava a linha de chegada.



Assinale a alternativa que apresenta uma expressão que pode sintetizar a moral da fábula. 

Alternativas
Q4434677 Literatura

A poesia a seguir se filia às características de qual movimento literário?  


Captura_de tela 2026-11-05 080022.png (97×82)

Alternativas
Q4434678 Literatura
Assinale a alternativa que apresenta nomes de autoras brasileiras que estão construindo a literatura contemporânea nos últimos 20 anos.  
Alternativas
Q4434680 Literatura

O trecho a seguir é o início do conto “A sauna”, de Lygia Fagundes Telles, extraído da obra Seminário dos Ratos, e é referência para a questão.



Eucalipto – era esse, sim, era esse o perfume de Rosa e do seu mundo de infusões de plantas silvestres, filtros verdolengos e boiões de vidro estagnados nas prateleiras. Esse o perfume verde-úmido que senti quando se debruçou na janela para posar. Tinha chovido e um vapor morno subiu do jardim com o sol. É o primeiro retrato que faço, preciso acertar, avisei e ela se retraiu na janela. Então beijei-lhe a testa, Vamos, relaxa, não pense no que eu disse mas pense nesta laranja que você vai segurar, assim, pode falar se quiser mas não se mexa, quietinha segurando a laranja. Quando esbocei o oval do seu rosto, estava tão séria que parecia posar para uma foto frente-perfil datada. Rosa Retratada, eu disse e ela aproveitou o sorriso para molhar os lábios com a ponta da língua. Continuaram sem brilho os lábios anêmicos. Minha Rosa Anêmica, você precisa parar com essas verduras, coma bifes sangrentos, você precisa de carne! O melhor retrato que já fiz. Mas o que foi feito dele? perguntou Marina. Deve estar com ela, respondi. Por onde andam o modelo e o retrato é o que eu gostaria de saber, não foi há mais de trinta anos? 

O fluxo de consciência, uma das marcas da obra da autora, é caracterizado pela:  
Alternativas
Q4434681 Literatura
No contexto das escolas literárias brasileiras, assinale a alternativa que marca corretamente a distinção entre o Realismo e o Naturalismo. 
Alternativas
Q4434682 Literatura

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas com as respectivas escolas literárias.



Enquanto o __________ valoriza a poética da novidade tanto no plano das ideias (conceptismo) como no das palavras (cultismo) e o __________ apresenta um estilo de pensamento voltado para o racional, o claro, o regular, o verossímil, no __________ poetas aceitam a própria impotência em face da sociedade e exilam-se numa atmosfera de penumbra para ocultar a intimidade de suas vidas frustradas.



Bosi, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2015. Adaptado.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: A
6: B