Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Erechim - SC 2025 para Professor Anos Iniciais
Foram encontradas 12 questões
ESTEVES, Alan da Silva; MOLINARO, Carlos Alberto. A dignidade da pessoa humana na visão de ingo w. sarlet: desde a problematização do conceito até o pensar fora do marco jurídico estabelecido, 2018.
A relação lógico-semântica predominante no trecho é embasada na:
“É som de preto,
De favelado, Mas quando toca
Ninguém fica parado (tá ligado)”
Assinale a alternativa que interpreta de modo mais profundo e coerente a articulação entre a estética da informalidade e a denúncia social expressa nesses versos.
“São casas simples com cadeiras na calçada
E na fachada escrito em cima que é um lar
Pela varanda, flores tristes e baldias
Como a alegria que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu que não creio, peço a Deus por minha gente
É gente humilde, que vontade de chorar”
Considerando o uso da descrição como recurso expressivo, assinale a alternativa que interpreta a relação entre o cenário apresentado e as experiências da vida cotidiana retratada.
No trecho acima, o autor estabelece uma relação de equivalência conceitual entre “viver” e “morrer”, aproximando ideias opostas para produzir efeito reflexivo e enfatizar a contradição inerente à existência. A figura de linguagem predominante no trecho destacado é:
I. O verbo ser pode aparecer junto ao pronome relativo que, formando a locução enfática “é que”, e não é contado como oração.
II. Quando o verbo ser aparece afastado do que, como em “É o artigo do Zuenir Ventura que trata de cultura”, ele continua não sendo contado como oração.
III. Se o termo destacado pela estrutura enfática estiver no plural, o verbo ser concordará com esse termo, mas não será computado como núcleo de oração.
IV. Quando o termo enfático vier preposicionado, o verbo ser não flexiona, e igualmente não é contado como oração.
Com base nas regras da gramática normativa sobre a estrutura “ser + que”, está correto o que se afirma em:
Em reunião sobre qualidade do atendimento, o diretor afirmou: ‘‘Se o número de reclamações diminui, isso prova que os clientes estão mais satisfeitos. Nos últimos meses, registramos menos queixas formais no canal de ouvidoria, portanto nossa estratégia de melhoria foi bem-sucedida.”
Em conformidade com o texto, a conclusão do diretor é logicamente questionável porque:
Tomando como base nas ideias apresentadas por Libâneo, infere-se que:
I) O fonema exerce simultaneamente função distintiva e função formadora, sendo responsável por criar palavras e diferenciá-las entre si, como se observa em pares mínimos do tipo cal/gal/sal.
II) A NGB admite dupla análise para certos encontros vocálicos, permitindo interpretar ditongos crescentes finais como hiatos em palavras proparoxítonas eventuais, ao mesmo tempo em que considera os ditongos decrescentes nas terminações -am, -em, -en(s) como nasalizados e foneticamente unitários.
III) Na translineação silábica, recomenda-se evitar a formação acidental de vocábulos impróprios, bem como impedir o isolamento de vogal constituindo sílaba única; além disso, quando o hífen coincide com o final da linha, o Novo Acordo determina sua repetição no início da seguinte para garantir clareza gráfica.
IV) O apóstrofo deve ser empregado exclusivamente para indicar supressão de vogal, jamais sendo admitido para marcar elisão facultativa em expressões de uso tradicional.
V) No sistema atual, I e U tônicos em hiato deixam de receber acento quando precedidos por ditongo decrescente em palavras paroxítonas (feiura, baiuca), embora o acento se mantenha quando o ditongo é crescente (Guaíba, suaíli).
Assinale a alternativa que indica o número correto de afirmativas verdadeiras: