Questões de Concurso Público Prefeitura de Brusque - SC 2021 para Médico Gastroenterologista

Foram encontradas 5 questões

Q1869260 Medicina
Sobre a classificação da doença celíaca, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1869261 Medicina
São causas da pancreatite aguda:

I. cálculos biliares, lama biliar, ascaridíase, neoplasias pancreáticas, neoplasias periampulares, disfunção do esfíncter de Oddi.
II. etanol, metanol, veneno de escorpião, inseticidas, organofosforados.
III. hipertrigliceridemia (tipos I, IV e V), hiperquilomicronemia, hipercalcemia.

Está correto o contido em
Alternativas
Q1869262 Medicina
Sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico, analise as proposições abaixo.

I. o refluxo gastroesofágico provoca diminuição da resistência do epitélio mucoso esofágico com dilatação do espaço intercelular e presença de erosões. A presença de erosões na mucosa esofágica sempre ocorre.
II. numerosos fatores podem contribuir para o refluxo se tornar patológico, merecendo destaque as aberturas transitórias ou relaxamentos transitórios do esfíncter inferior do esôfago.
III na etiopatogenia da DRGE, o refluxo não ácido é muito mais comum do que o refluxo ácido. Mais recentemente, tem sido sugerido maior importância para o refluxo ácido na gênese dos sintomas da doença, sobretudo, tosse, pigarro e globus , em pacientes em tratamento com IBP.

Está correto o contido em
Alternativas
Q1869263 Medicina
No que se refere à colite isquêmica, analise as proposições abaixo e, considerando V para verdadeiro e F para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Existe diminuição da incidência de colite isquêmica nos pacientes com suboclusão intestinal causada por neoplasia, moléstia diverticular, estreitamentos de cólon ou impactação fecal.
( ) Na maioria dos casos, não se identifica uma causa específica da colite isquêmica. O mecanismo principal envolvido parece ser o comprometimento agudo e autolimitado do fluxo sanguíneo inadequado à demanda metabólica do cólon. Parece haver um conjunto de fatores que, agindo simultaneamente, desencadeiam o processo.
( ) O aumento da demanda de fluxo sanguíneo para o cólon por uma maior atividade motora ou refeição copiosa, deficiência pregressa do fluxo por alterações pré-existentes e diminuição do fluxo sanguíneo no cólon, desencadeada por alterações ambientais, funcionais, doenças cardiovasculares ou por fatores emocionais são alguns fatores envolvidos.
( ) A colite isquêmica em indivíduos jovens tem sido descrita com maior frequência, e a etiologia citada, nesse grupo, inclui vasculites (principalmente lúpus eritematoso sistêmico), reações medicamentosas, anemia falciforme, coagulopatias, utilização de cocaína e participação em corridas de longa distância (maratonas). 
Alternativas
Q1869264 Medicina
Sobre o Helicobacter pylori, , analise as proposições abaixo.

I. O H pylori não coloniza apenas o estômago humano ou outro epitélio que tenha sofrido metaplasia da mucosa gástrica. Já foi identificado reservatório dessa bactéria no meio ambiente ou em animais, como gatos e cães domésticos, porcos e gado. Os seres humanos não são a principal fonte de transmissão desse microrganismo.
II. A pesquisa de anticorpos anti-H pylory no soro pode ser realizada por vários métodos, mas a técnica de ELISA é a preferida, graças à sua simplicidade e baixo custo. A detecção desses anticorpos não significa a presença de uma infecção ativa por . Após a erradicação da bactéria, os indivíduos podem manter os anticorpos anti-H pylory durante vários anos, mesmo não estando infectados.
III. A transmissão do H pylory ocorre de pessoa a pessoa, embora ainda seja desconhecido o modo de disseminação entre os seres humanos. Postula-se que as rotas de transmissão ocorram pela via orooral, somente, tendo em vista que esse patógeno não pode sobreviver em meio aquático, isto é, água fresca, água salgada, água destilada e água de torneira. Está correto o contido em
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: C