Questões de Concurso Público CRM-ES 2025 para Contador
Foram encontradas 5 questões
Durante auditoria no CRM‑ES, identificou‑se que o processo de pagamento a fornecedores seguiu os seguintes procedimentos: foi realizada a reserva orçamentária do valor a ser pago e, posteriormente, houve a verificação da efetiva prestação do serviço, com base em documentação comprobatória. Por fim, foi efetuado o pagamento ao credor por meio bancário.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que esses procedimentos estão alinhados aos estágios da despesa pública denominados, respectivamente,
Um contador recém‑nomeado no Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM‑ES) recebeu a incumbência de orientar a nova equipe técnica quanto ao correto tratamento de algumas situações orçamentárias e patrimoniais. Durante uma reunião, foram levantadas dúvidas sobre os procedimentos legais e contábeis a serem adotados, conforme a Lei nº 4.320/1964.
Com base nessa situação hipotética e considerando‑se os conhecimentos acerca da Lei nº 4.320/1964, assinale a opção correta.
Uma contadora responsável pela área contábil do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM‑ES), foi convocada para uma auditoria interna. Durante a preparação dos relatórios, um dos empregados públicos novatos perguntou quais eram as demonstrações contábeis obrigatórias previstas na legislação para os órgãos da Administração Pública.
Com base nessa situação hipotética e nas normas contábeis do setor público, assinale a opção que apresenta exclusivamente demonstrações previstas como obrigatórias para a contabilidade pública.
Durante o segundo semestre do exercício de 2025, o CRM‑ES identificou que uma despesa classificada na ação de fiscalização profissional foi regularmente empenhada e liquidada, porém não havia disponibilidade de caixa suficiente para realizar o pagamento imediato. O contador do órgão, então, foi consultado quanto à possibilidade de quitação da despesa no exercício seguinte, observando os preceitos legais vigentes.
Com base nessa situação hipotética, nos conhecimentos a respeito da Lei nº 4.320/1964 e nas regras de execução orçamentária e financeira, assinale a opção que apresenta o procedimento a ser seguido.