Questões de Concurso Público FSNH - RS 2023 para Médico - Pneumologia

Foram encontradas 10 questões

Q2365941 Medicina
Paciente de 62 anos de idade, sexo masculino, procura atendimento médico devido a queixa de dispneia aos moderados esforços, com tosse seca eventual. Ele fazia uso de salbutamol 2 jatos duas vezes ao dia. Negava idas a pronto‑socorro devido aos sintomas respiratórios. Tabagista, fumava uma média de trinta maços/ano. Portador de hipertensão arterial sistêmica, em uso de losartana 50 mg/dia. No exame físico, chamava a atenção a saturação periférica de pulso de 91% em ar ambiente. Ausculta pulmonar com redução difusa do murmúrio vesicular, sem ruídos adventícios. Hemograma, glicemia, função renal, eletrólitos e transaminases estão normais. A radiografia de tórax evidenciava sinais de hiperinsuflação pulmonar. Trazia espirometria com laudo de distúrbio ventilatório obstrutivo leve, com redução leve da CVF.

Com base nessa situação hipotética, a respeito da indicação de oxigênio suplementar para esse paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2365942 Medicina
Mulher de 35 anos de idade, asmática, já em acompanhamento há cinco anos em ambulatório especializado, apresentando nos últimos dois anos crises de asma com necessidade de idas ao pronto‑socorro em duas oportunidades, sendo que, no último ano, precisou fazer três cursos de corticoide sistêmico. Apresenta quadro de rinite alérgica. Suas medicações de uso regular: formoterol/ budesonida 12/400 mcg 1 jato a cada oito horas; tiotrópio 5 mcg ao dia; salbutamol 2 jatos de 12/12 horas; montelucaste sódico 10 mg uma vez ao dia; budesonida nasal 100 mcg a cada doze horas, após irrigação nasal com soro fisiológico. Trazia exames realizados fora do período de crise, há mais de sessenta dias sem uso de corticoide sistêmico, com hemograma normal, e dosagem de IgE de 453 UI/ml. Feita investigação residencial e do trabalho, foi dada como negativa para contato com antígenos. Descartada a hipótese de doença do refluxo gastroesofágico e apneia do sono.

Com base nessa situação hipotética, a respeito da conduta que visa ao controle da doença dessa paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2365943 Medicina
Em relação à hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2365944 Medicina
Paciente de 42 anos de idade, mulher, acometida por esclerose múltipla, faz uso de micofenolato de mofetila e prednisona 10 mg/dia. Tem histórico de doença pulmonar intersticial secundária à doença do colágeno, com padrão de pneumonia intersticial não específica fibrosante. Histórico de falha de uso prévio de azatioprina devido à progressão de doença pulmonar. Um pneumologista recebe solicitação de avaliação dessa paciente devido a queixas de piora da tosse seca e dispneia. Avaliação comparativa de espirometria evidencia queda de capacidade vital forçada de 210 ml em relação ao exame realizado seis meses antes. Tomografia de tórax mostra aumento do espessamento intersticial, bem como das áreas de faveolamento, também quando comparado com exames seis meses antes. O hemograma, velocidade de hemosedimentação de proteína C reativa está normal. Não há evidência de vidro fosco novo na tomografia atual.

Com base nessa situação hipotética, a melhor indicação de conduta é
Alternativas
Q2365945 Medicina
Mulher de sessenta anos de idade procura um médico para avaliação de risco cirúrgico para ressecção de nódulo pulmonar subpleural em seguimento superior de lobo superior esquerdo, cujo histopatológico confirmou tratar‑se de adenocarcinoma. A paciente foi tabagista durante trinta anos, um maço por dia, já suspenso há mais de dez anos. A paciente realizou espirometria, que evidenciou CVF pré‑BD: 2,31 (82,3%) e pós‑BD: 2,60 (92,4%); VEF1 pré‑BD: 1, 26 (55,4%), e pós‑BD: 1,26 (55,4%), e VEF1/CVF pré‑BD: 54,32 e pós‑BD: 56,88.

Com base nessa situação hipotética, considerando esses dados em relação à segurança da paciente, é seguro que ela seja submetida a
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: E