Questões de Concurso Público FSNH - RS 2023 para Enfermeiro - Saúde Coletiva

Foram encontradas 9 questões

Q2363821 Enfermagem
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são disseminadas pelo contato sexual, oral, vaginal e anal. Elas são causadas tanto por microrganismos quanto por vírus e bactérias. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma IST.
Alternativas
Q2363822 Enfermagem
Uma notável professora introduziu os conceitos do processo de enfermagem no século passado. Antes dela, os pacientes eram apenas indivíduos. Depois dela, passaram a ser tratados como seres humanos, com sentimentos, emoções e métodos de enfermagem. Para ela, “Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná‑lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”. É “Gente que cuida de gente”.
Considerando essas informações, é correto afirmar que a profissional descrita é
Alternativas
Q2363823 Enfermagem
A Lei n.º 8.080/1990 dispõe a respeito das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. A respeito das diretrizes e dos princípios estabelecidos nessa lei, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2363824 Enfermagem
A respeito dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2363825 Enfermagem
“Sistema alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação n.o 4/2017 – Anexo), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região – como o caso da difilobotríase no município de São Paulo. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica. O seu uso sistemático, de forma descentralizada, contribui para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informações e as tornem disponíveis para a comunidade. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções.” 

Internet: <www.saude.gov.br> (com adaptações).


O sistema de notificação descrito anteriormente é o
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: B
5: B