Questões de Concurso Público CFP 2022 para Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Foram encontradas 3 questões

Q2159746 Psicologia
Para Robbins, Judge e Sobral (2010), Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficiência e a eficácia organizacional. Assim, a área de CO se ocupa de estudar o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho organizacional. Inclui componentes básicos como motivação, poder, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, resolução de conflitos e negociação, desenho da tarefa e estresse ocupacional. Sobre a abordagem do Comportamento Organizacional, julgue os itens a seguir.
I. Para esse campo de estudo, o comportamento humano não é aleatório. Ao se realizarem estudos sistemáticos, verificou-se que existem algumas consistências fundamentais que sustentam o comportamento de grande parte dos indivíduos em uma organização, as quais podem ser identificadas e modificadas para refletir as diferenças individuais. Tal descoberta é vital em organizações porque uma consistência permite previsibilidade.
II. Nesse campo de estudo, observam-se profundamente os relacionamentos humanos, tentando atribuir causas e efeitos e baseando as conclusões em evidências científicas. Ou seja, fundamentando os desfechos por meio de dados colhidos sob condições controladas, medidos e interpretados de maneira rigorosa.
III. Sob a perspectiva desse campo de estudo, as decisões gerenciais deveriam basear-se na melhor evidência científica disponível. Assim, gestores deveriam utilizarse desse procedimento tornando-se mais científicos no modo como abordam os problemas administrativos. Entretanto, pesquisas indicam que a maior parte das decisões gerenciais ainda é feita “às pressas”, com pouco ou nenhum estudo sistemático.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159759 Psicologia
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010), até o final da década de 1980, o currículo das escolas de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais recebiam relativamente pouca atenção. Nas últimas três décadas, contudo, as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área, como comportamento organizacional, liderança, negociação, motivação etc., foram sendo agregados ao currículo. Quanto à importância das habilidades interpessoais, julgue os itens a seguir.
I. No mundo contemporâneo, em que ocorre um ambiente de trabalho extremamente competitivo e exigente, os gestores não podem depender apenas de suas competências técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais independentemente da situação organizacional exigida.
II. O desenvolvimento de habilidades interpessoais por parte dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter trabalhadores com alto nível de desempenho. Ocorre que as habilidades interpessoais dos gestores tendem a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
III. Pesquisas indicam que em organizações em que as práticas de liderança e relacionamento são muito bem avaliadas, cerca de 95% dos trabalhadores permanecem por mais de trinta anos na mesma organização, ao passo que nas outras organizações brasileiras esse índice é de apenas cinco por cento.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2159766 Psicologia
De acordo com Chanlat (1996), o ambiente organizacional, enquanto lugar privilegiado onde se tecem numerosas relações, é um terreno fértil para observar as dinâmicas psíquicas dos seres humanos que lá trabalham. Esses processos, afetando de uma maneira ou de outra as relações interpessoais e as relações intergrupais, não podem mais ser negados, a menos que se deseje manter afastada uma dimensão fundamental da humanidade concreta, o que é arriscado para os indivíduos e para as coletividades. Sobre as descobertas da vida psíquica nas organizações, julgue os itens a seguir.
I. O comportamento humano jamais é redutível ao que se pode observar exteriormente. A descoberta fundamental deve-se a Freud e às diversas correntes psicanalíticas. Fazendo emergir todo um mundo escondido, a psicologia de inspiração psicanalítica mostrou a partir de então a face de tal realidade: o ser humano nas organizações é um ser de desejo e de pulsão. Assim, as descobertas de Freud sobre a vida psíquica e as inúmeras contribuições trazidas por seus sucessores não deixaram de ter uma ressonância importante no domínio das ciências humanas. Contudo, essa concepção jamais tinha tocado em profundidade o campo do "comportamento organizacional", até período recente.
II. A partir de uma insatisfação crescente em relação aos limites dos modelos psicológicos ortodoxos de explicação sobre os dispositivos psicológicos do comportamento organizacional, as descobertas têm direcionado cada vez mais os pesquisadores para os conceitos elaborados pela corrente psicanalítica. Alguns psicanalistas interessados pelos fenômenos humanos observados nas organizações tentaram, cada um à sua maneira, afirmar a importância e o papel que exerce a vida psíquica na dinâmica humana das organizações.
III. Algumas exceções à parte, cujas contribuições são ainda levadas em consideração pelos representantes da velha ortodoxia, é possível afirmar que a vida psíquica e sua abertura psicodinâmica sempre constituíram-se no cerne das descobertas sobre o dispositivo psicológico do comportamento organizacional nos países anglo-saxões. Libertando-se de um modelo comportamentalista inspirado pelo positivismo, a realidade interior dos seres humanos viu-se, na maioria dos casos, sendo desmascarada.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B