Questões de Concurso Público CRESS - RO 2021 para Técnico Administrativo Financeiro

Foram encontradas 4 questões

Q1903275 Administração de Recursos Materiais
O registro de preços é um procedimento especial de licitação que seleciona a proposta mais vantajosa, com observância fiel do princípio da isonomia. Após a licitação para registro de preço, o licitante vencedor terá o dever de fornecer o produto (pelo preço licitado) quando demandado pelo órgão licitador, com observação do prazo de validade da licitação registrado na ata de registro de produtos firmada com a Administração Pública. O prazo de validade da ata de registro de preço não poderá ser superior a um ano – computadas, neste, as eventuais prorrogações. O registro de preços têm previsão na Lei n.o 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos), que determina, em seu artigo 15, inciso II, que, sempre que possível, o Sistema de Registro de Preço (SRP) previsto no Decreto n.o 7.892/2013 deve ser adotado. Na Lei n.o 10.520/2002 (Lei do Pregão), art. 11, também está previsto o registro de preços. Segundo essa Lei, as compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, quando efetuadas pelo SRP previsto no art. 15 da Lei n.o 8.666/1993, poderão adotar a modalidade de pregão, conforme regulamento específico. Considerando que o registro de preços definido no Decreto n.o 7.892/2013 ocorra por meio de licitação, assinale a alternativa que apresenta as modalidades de licitação em que poderá ser realizado o registro de preço. 
Alternativas
Q1903279 Administração de Recursos Materiais
O pregão é uma das seis modalidades de licitação utilizadas no Brasil para a compra de produtos e serviços na Administração Pública. Modalidade é a maneira como o processo de compra de produtos e serviços é conduzido. Há cinco modalidades descritas pela Lei n.º 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos): concorrência; tomada de preços; convite; concurso; e leilão. O pregão é a sexta modalidade de licitação e foi instituído pela Lei n.º 10.520/2002 (Lei do Pregão), sendo regulamentado, pelo governo federal, por meio dos Decretos n.º 3.555/2000 (pregão presencial) e n.º 5.450/2005 (pregão eletrônico). O pregão na forma eletrônica, que é realizado a distância, em sessão pública e por meio de sistemas, oferece maior transparência, acessibilidade para a participação e celeridade dos processos, possibilitando mais competitividade entre os fornecedores e, com isso, uma redução de custos nas compras públicas. No que se refere à ação de habilitação dos licitantes nessa metodologia, conforme prevê o Decreto n.º 5.450/2005, será exigida, exclusivamente, a documentação relativa: à habilitação jurídica; à qualificação técnica; à qualificação econômico-financeira; à regularidade fiscal com a Fazenda Nacional, o sistema da seguridade social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); à regularidade fiscal perante as Fazendas estaduais e municipais, quando for o caso; e ao cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7.º da Constituição e no inciso XVIII do art. 78 da Lei n.º 8.666/1993. 
Especificamente acerca da documentação comprobatória relativa à habilitação jurídica, à qualificação econômico-financeira, à regularidade fiscal com a Fazenda Nacional, o sistema da seguridade social e o FGTS e à regularidade fiscal perante as Fazendas estaduais e municipais, quando for o caso, mencionada no Decreto n.º 5.450/2005 para fins de habilitação dos licitantes, julgue os itens que se seguem.

I A documentação citada poderá ser substituída pelo registro cadastral no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF).
II Em se tratando de órgão ou entidade não abrangida pelo SICAF, a documentação prevista poderá ser substituída por certificado de registro cadastral que atenda aos requisitos previstos na legislação geral.
III Em se tratando de órgão ou entidade não abrangida pelo SICAF, a documentação prevista poderá ser substituída por documento emitido pelo licitante, desde que registrado em cartório de registro civil de pessoa jurídica.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1903281 Administração de Recursos Materiais
A escolha quanto a comprar ou a produzir sempre foi um assunto de discussão ampla e difícil na tomada de decisão por parte da alta administração. No entanto, nos últimos anos, as empresas, na hora de decidir sobre o caminho de um produto, optam por considerar os resultados financeiros para a sua tomada de decisão. Nesse cenário, considerando-se os tipos de materiais, há duas possibilidades de estratégia: a verticalização e a horizontalização. A respeito desse processo, julgue os próximos itens.
I Adotando-se a estratégia da verticalização, produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que for possível.
II Adotando-se a estratégia da horizontalização, compra-se de terceiros o máximo de itens possível para compor o produto final. Essa estratégia é a grande tendência das empresas modernas.
III Horizontalizar mostrou-se um negócio arriscado, já que se corre o risco de a empresa ficar “engessada”, ou seja, a imobilização de recursos e a baixa flexibilidade do processo produtivo podem tornar o negócio pouco flexível.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1903285 Administração de Recursos Materiais

Os dados advindos da classificação de materiais servem de informação gerencial ao administrador de materiais, que se torna capaz de voltar sua atenção a determinada(s) categoria(s) de material(is), ao invés de tentar, em vão, lidar com uma infinidade de itens de materiais. Sem uma classificação de materiais bem definida, seria quase impossível ao gestor de materiais administrar seus estoques. Assim, criar uma classificação de materiais que promova uma gestão mais pontual do processo sustenta uma administração mais ampla do material junto ao estoque. Nesse pensamento, utilizar-se dos atributos da gestão de materiais permite uma condução mais assertiva da gestão na estocagem. Logo, é correto afirmar que os atributos de um sistema de classificação são 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E