Questões de Concurso Público FHGV 2019 para Médico Intensivista Rotineiro

Foram encontradas 20 questões

Q1069601 Medicina
Um paciente de 51 anos de idade deu entrada na unidade de pronto‐atendimento, referindo dor torácica em região retroesternal de forte intensidade, tipo queimação, irradiada para ambos os membros superiores, associada à náusea, tontura e sudorese, iniciada após atividade sexual, há aproximadamente três horas da admissão. Tabagista, sem outros fatores de risco e com história familiar negativa, realizou eletrocardiograma, que evidenciou supradesnivelamento em DII, DIII e aVF e infradesnivelamento em aVL. Colheu‐se troponina, com resultado de 0,28 (valor de referência até 0,014). Foram iniciados 300 mg de AAS, 300 mg de clopidogrel e 1 mg/kg de enoxaparina subcutânea. A unidade de admissão não tinha hemodinâmica nem capacidade de monitorização para realização de trombólise, então o paciente foi encaminhado para unidade de referência cardiológica após 2 h da admissão, onde realizou novo eletrocardiograma, sem supradesnivelamentos e com onda Q em DIII. Encontrava‐se sem dor torácica e hemodinamicamente estável no momento da admissão na unidade cardiológica.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1069602 Medicina
Um paciente de 25 anos de idade foi admitido na unidade de terapia intensiva com quadro de sepse de foco pulmonar, creatinina 3 mg/dL e oligúria. Um familiar do paciente refere que ele possuía exames de rotina de um mês atrás, com creatinina 1,2 mg/dL.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto ao estágio de insuficiência renal aguda em que o paciente se encontra segundo a classificação AKIN.
Alternativas
Q1069603 Medicina
Um paciente de 83 anos de idade foi admitido na unidade de terapia intensiva com pressão arterial de 70 x 40 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, TEC > 3 s e frequência respiratória de 20 irpm. Realizou no pronto‐socorro 1.000 mL de SF 0,9%, sem melhora da pressão arterial. O paciente evoluiu com piora do padrão ventilatório. Referiu infarto agudo do miocárdio prévio, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia e história de quadro gripal há quatro dias, com sintomas leves. Iniciou‐se uso de noradrenalina e foram puncionados acessos venoso central e arterial para monitorização hemodinâmica. Os parâmetros hemodinâmicos eram: SvcO² 50%; PVC 32; IRVS 3.250; e PAM 55.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o tipo de choque do paciente.
Alternativas
Q1069604 Medicina
O propofol é um agente usado em casos de TCE grave e estado de mal epiléptico, pois reduz a pressão intracraniana, o fluxo sanguíneo encefálico e o consumo metabólico de oxigênio cerebral, com atividade protetora do sistema nervoso central. Possui ainda efeito anticonvulsivante (há controvérsias quanto a isso). Embora seja bem indicado nessas situações, está relacionado ao risco de desenvolvimento de síndrome da infusão do propofol, uma grave entidade clínica. A respeito dessa entidade clínica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1069605 Medicina
Uma paciente de oitenta anos de idade deu entrada no pronto‐socorro, referindo “batedeira” no peito, sudorese, desconforto torácico, tontura, dispneia e um episódio de síncope prévio. Tinha história de tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, fibrilação atrial permanente, dislipidemia e angina estável. Fazia uso de enalapril, amiodarona, metoprolol e sinvastatina. Seus sinais vitais à admissão eram: frequência cardíaca irregular; pressão arterial de 100 x 80 mmHg; saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente; e frequência respiratória de 25 irpm. Realizou o eletrocardiograma de doze derivações mostrado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta a ser tomada de acordo com o padrão identificado na letra C do eletrocardiograma.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: A