Questões de Concurso Público SEDF 2018 para Professor Substituto - Educação Física

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Q955070 Educação Física

     O  jogo  satisfaz  necessidades  das  crianças,  especialmente de “ação”. Para entender o avanço da criança  em  seu  desenvolvimento,  o  professor  deve  conhecer  as  motivações, as tendências e os incentivos que a colocam em  ação. Não  sendo o jogo aspecto dominante da consciência,  ele deve ser entendido como “fator de desenvolvimento” por  estimular  a  criança  no  exercício  do  pensamento,  que  pode  desvincular‐se  das  situações  reais  e  levá‐la  a  agir  independentemente do que ela vê. 

Soares et al. Metodologia do ensino de educação física.   São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações). 



      Assistir,  praticar,  jogar  videogame,  falar  sobre  os  jogos, as aventuras e as lutas dos personagens de desenhos,  filmes e jogos eletrônicos, brincar e fantasiar com eles e sobre  eles,  todas  essas  experiências  são  constituintes  e  constituidoras  da  cultura  lúdica  infantil  e  devem  ser  apropriadas, de modo crítico, pela educação física na escola  se essa disciplina, por sua vez, quiser atualizar a sua prática pedagógica e não ficar alheia ao seu tempo. 

A. Q. Costa e M. Betti. Mídia e Jogo: do virtual para uma experiência  corporal educativa. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte,   Campinas, v. 26, n.º 2, jan./2006, p. 165‐178 (com adaptações). 

Tendo os textos apresentados como referência inicial, julgue o item.

A construção coletiva de regras oportuniza uma participação efetiva e protagonista dos estudantes quando se tematiza o jogo nas aulas de educação física.

Alternativas
Q955071 Educação Física

     O  jogo  satisfaz  necessidades  das  crianças,  especialmente de “ação”. Para entender o avanço da criança  em  seu  desenvolvimento,  o  professor  deve  conhecer  as  motivações, as tendências e os incentivos que a colocam em  ação. Não  sendo o jogo aspecto dominante da consciência,  ele deve ser entendido como “fator de desenvolvimento” por  estimular  a  criança  no  exercício  do  pensamento,  que  pode  desvincular‐se  das  situações  reais  e  levá‐la  a  agir  independentemente do que ela vê. 

Soares et al. Metodologia do ensino de educação física.   São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações). 



      Assistir,  praticar,  jogar  videogame,  falar  sobre  os  jogos, as aventuras e as lutas dos personagens de desenhos,  filmes e jogos eletrônicos, brincar e fantasiar com eles e sobre  eles,  todas  essas  experiências  são  constituintes  e  constituidoras  da  cultura  lúdica  infantil  e  devem  ser  apropriadas, de modo crítico, pela educação física na escola  se essa disciplina, por sua vez, quiser atualizar a sua prática pedagógica e não ficar alheia ao seu tempo. 

A. Q. Costa e M. Betti. Mídia e Jogo: do virtual para uma experiência  corporal educativa. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte,   Campinas, v. 26, n.º 2, jan./2006, p. 165‐178 (com adaptações). 

Tendo os textos apresentados como referência inicial, julgue o item.

Devido à universalização de regras, o jogo permite que o professor controle os conflitos entre os alunos, aspecto importante no desenvolvimento de uma cultura da paz.

Alternativas
Q955072 Educação Física

     O  jogo  satisfaz  necessidades  das  crianças,  especialmente de “ação”. Para entender o avanço da criança  em  seu  desenvolvimento,  o  professor  deve  conhecer  as  motivações, as tendências e os incentivos que a colocam em  ação. Não  sendo o jogo aspecto dominante da consciência,  ele deve ser entendido como “fator de desenvolvimento” por  estimular  a  criança  no  exercício  do  pensamento,  que  pode  desvincular‐se  das  situações  reais  e  levá‐la  a  agir  independentemente do que ela vê. 

Soares et al. Metodologia do ensino de educação física.   São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações). 



      Assistir,  praticar,  jogar  videogame,  falar  sobre  os  jogos, as aventuras e as lutas dos personagens de desenhos,  filmes e jogos eletrônicos, brincar e fantasiar com eles e sobre  eles,  todas  essas  experiências  são  constituintes  e  constituidoras  da  cultura  lúdica  infantil  e  devem  ser  apropriadas, de modo crítico, pela educação física na escola  se essa disciplina, por sua vez, quiser atualizar a sua prática pedagógica e não ficar alheia ao seu tempo. 

A. Q. Costa e M. Betti. Mídia e Jogo: do virtual para uma experiência  corporal educativa. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte,   Campinas, v. 26, n.º 2, jan./2006, p. 165‐178 (com adaptações). 

Tendo os textos apresentados como referência inicial, julgue o item.

A ação de correr pode ser desenvolvida por meio de diversos jogos. Tais jogos podem também estimular o desenvolvimento social dos estudantes.

Alternativas
Q955073 Educação Física

     O  jogo  satisfaz  necessidades  das  crianças,  especialmente de “ação”. Para entender o avanço da criança  em  seu  desenvolvimento,  o  professor  deve  conhecer  as  motivações, as tendências e os incentivos que a colocam em  ação. Não  sendo o jogo aspecto dominante da consciência,  ele deve ser entendido como “fator de desenvolvimento” por  estimular  a  criança  no  exercício  do  pensamento,  que  pode  desvincular‐se  das  situações  reais  e  levá‐la  a  agir  independentemente do que ela vê. 

Soares et al. Metodologia do ensino de educação física.   São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações). 



      Assistir,  praticar,  jogar  videogame,  falar  sobre  os  jogos, as aventuras e as lutas dos personagens de desenhos,  filmes e jogos eletrônicos, brincar e fantasiar com eles e sobre  eles,  todas  essas  experiências  são  constituintes  e  constituidoras  da  cultura  lúdica  infantil  e  devem  ser  apropriadas, de modo crítico, pela educação física na escola  se essa disciplina, por sua vez, quiser atualizar a sua prática pedagógica e não ficar alheia ao seu tempo. 

A. Q. Costa e M. Betti. Mídia e Jogo: do virtual para uma experiência  corporal educativa. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte,   Campinas, v. 26, n.º 2, jan./2006, p. 165‐178 (com adaptações). 

Tendo os textos apresentados como referência inicial, julgue o item.

Ao tematizar o jogo, é necessário que o professor de educação física considere a memória lúdica da comunidade à qual pertencem os estudantes, de forma que sejam vivenciados jogos de várias regiões brasileiras.

Alternativas
Q955074 Educação Física

     O  jogo  satisfaz  necessidades  das  crianças,  especialmente de “ação”. Para entender o avanço da criança  em  seu  desenvolvimento,  o  professor  deve  conhecer  as  motivações, as tendências e os incentivos que a colocam em  ação. Não  sendo o jogo aspecto dominante da consciência,  ele deve ser entendido como “fator de desenvolvimento” por  estimular  a  criança  no  exercício  do  pensamento,  que  pode  desvincular‐se  das  situações  reais  e  levá‐la  a  agir  independentemente do que ela vê. 

Soares et al. Metodologia do ensino de educação física.   São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações). 



      Assistir,  praticar,  jogar  videogame,  falar  sobre  os  jogos, as aventuras e as lutas dos personagens de desenhos,  filmes e jogos eletrônicos, brincar e fantasiar com eles e sobre  eles,  todas  essas  experiências  são  constituintes  e  constituidoras  da  cultura  lúdica  infantil  e  devem  ser  apropriadas, de modo crítico, pela educação física na escola  se essa disciplina, por sua vez, quiser atualizar a sua prática pedagógica e não ficar alheia ao seu tempo. 

A. Q. Costa e M. Betti. Mídia e Jogo: do virtual para uma experiência  corporal educativa. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte,   Campinas, v. 26, n.º 2, jan./2006, p. 165‐178 (com adaptações). 

Tendo os textos apresentados como referência inicial, julgue o item.

O jogo eletrônico pode mobilizar conhecimentos de várias disciplinas escolares, aspecto que o potencializa para projetos pedagógicos interdisciplinares.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: C