Questões de Concurso Público DATAPREV 2011 para Analista de Processos, Ambiente Produtivo

Foram encontradas 2 questões

Q440374 Conhecimentos Gerais
A presidente Diima Rousseff participou nesta quinta-feira (21j das homenagens do Dia de Tiradentes, em Oura Preto (MG), e traçou paroleios entre a luto dos inconfidentes mineiros no século XVIII e o combate à ditadura militar (1964-1985).
Dilma lembrou que os inconfidentes que tiveram os corpos recém-sepultodos morreram na África e disse: "Eles foram exilados por haverem se atrevido a desejar um Brasil independente. Na nossa história, muitos tiveram que se exilar por desejar também liberdade e democracia. "


(http://wwwl.folha, uol.com.br/poder/905709-ditma-compara- mconfidentes-mineiros-cotn-comborr-o-ditadura.shtnil)

O texto acima relata que a presidente Dilma Rousseff estabeleceu recentemente uma relação entre o movimento chamado Inconfidência Mineira, ocorrido no final do século XVIII, e a resistência à ainda recente ditadura militar, da qual a própria presidente participou ativamente. Sobre a Inconfidência Mineira, considerar as seguintes afirmações:

I. O movimento da Inconfidência Mineira foi organizado por integrantes das classes populares do Brasil colonial, não contando com a participação da elite intelectual e econômica.

II. Uma das principais causas do movimento foi a cobrança abusiva de impostos pela coroa portuguesa.

III. Os inconfidentes eram todos monarquistas; seu objetivo primordial não era a independência do Brasil em relação à metropole, mas a abdicação da rainha portuguesa em favor de seu sucessor legítimo.

Com base nas afirmações anteriores, é correto o que se afirmar em:
Alternativas
Q440379 Conhecimentos Gerais
O governo se associa ao inicio da obertura política, que o general-presidente definiu como lenta, gradual e segura. Na prática, a liberalização do regime, chamado de principio de distensão, seguiu um caminho difícil, cheio de pequenos avanços e recuos, isso se deveu o vários fatores. De um lado, o presidente sofria pressão da linha dura, que mantinha muito de sua força. De outro, ele mesmo desejava controlar a abertura, no caminho de uma indefinida democracia conservadora, evitando que a oposição chegasse muito cedo ao poder. Assim, a abertura foi lenta, gradual e insegura, pois a linha dura se manteve como ume ameaça de retrocesso até o fim.

                                                           ('trecho retirado do livro História concisa do Brasil, de Boris Fausto)

Há 15 anos morria um dos mais importantes personagens poéticos do Brasil recente. Presidente do país durante a ditadura militar, seu governo enfrentou politicamente a ameaça de radicalização da ditadura, intentada por militares da chamada "linha dura". Entretanto, sua gestão foi marcada sobretudo pelo início da abertura política. Um episódio histórico importante durante seu governo foi o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, vítima de tortura, num quartel-general em São Paulo. O presidente em questão é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A