Questões de Concurso Público Qconcursos 2025 para Simulado Ilimitada - 3° Simulado

Foram encontradas 5 questões

Q3187661 Atualidades
[Questão Inédita] Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz e dedica prêmio a Fernanda Montenegro
A vitória é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.
Dirigida por Walter Salles, a atriz revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
g1.globo.com - Adatado

Qual o filme levou Fernanda Torres ao prêmio?
Alternativas
Q3187662 Atualidades
[Questão Inédita] Donald Trump anunciou um plano de US$ 500 bilhões em investimentos privados para o setor de inteligência artificial. Foi mais uma demonstração clara da proximidade que pretende ter com as maiores empresas de tecnologia.
A imagem dos bilionários, donos das maiores big techs do mundo, sentados em um lugar especial, bem perto do presidente americano no dia da posse, chamou a atenção. Eles estavam ao lado da família de Donald Trump e de integrantes do novo governo.

Imagem associada para resolução da questão


https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/01/22/plano-bilionario-para-setor-de-ia-mos tra-que-trump-vai-priorizar-relacao-com-grandes-empresas-de-tecnologia-entenda.ghtml

Sobre as Big Techs, assinale a afirmação incorreta. 
Alternativas
Q3187665 Atualidades
[Questão Inédita] Paris 2024 é Olimpíada mais paritária, mas não vence desigualdade entre homens e mulheres no esporte
09/08/2024 13h34

A Olimpíada de Paris conseguiu ser a mais paritária da história e deu mais visibilidade ao esporte feminino, mas também mostrou que ainda existem desafios para alcançar a igualdade no esporte entre homens e mulheres. Quando conquistou a medalha de ouro no solo da ginástica olímpica, Rebeca Andrade, resumiu a luta das mulheres para subir aos pódios, em um meio que nunca as favoreceu.

"A gente sabe como é difícil para a mulher para estar no esporte, para a mulher aparecer, para a mulher fazer e acontecer, enfim, estávamos representando todas as mulheres e mostrando que é sim possível, que a gente é capaz", disse a ginasta que se transformou, nesse dia, na atleta brasileira com mais medalhas olímpicas conquistadas.

Paris 2024 tinha a ambição de ser a primeira Olimpíada totalmente paritária da história, com presença e número de medalhas iguais para homens e mulheres.

Mas apesar dos esforços, não se pode dizer que esse objetivo foi totalmente cumprido, como explica Éric Monnin, vice-presidente da Universidade de Franche-Comté e diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Olímpicas Universitárias (CEROU).

Considerando a estratégia de contra-argumentação utilizada, o objetivo desse texto é
Alternativas
Q3187666 Atualidades
[Questão Inédita] Fecundidade em São Paulo registra queda de 27% em 23 anos

Estudo da fundação Seade mostra ainda que as mulheres paulistas estão engravidando mais tardiamente

A fecundidade no Estado de São Paulo caiu 27% entre 2000 e 2023, passando de 2,08 filhos por mulher para 1,52. A redução, destacada em um estudo da Fundação Seade, reflete transformações demográficas que influenciam diretamente o planejamento de políticas públicas.

O levantamento revelou oscilações no período, com momentos de estabilidade e crescimento, mas uma tendência de queda predominante desde 2018, intensificada pela pandemia de covid-19 a partir de 2020.

A análise também destacou disparidades regionais. A Região Metropolitana de São Paulo, impulsionada pela Capital, apresentou uma redução significativa de 16,6% entre 2018 e 2023, com a taxa passando de 1,75 para 1,46 filho por mulher, abaixo da média estadual. No interior, o declínio foi menos acentuado, de 10%, alcançando 1,53 filho por mulher, equiparando-se à média estadual pela primeira vez.
https://jornal.usp.br/atualidades/fecundidade-em-sao-paulo-registra-queda-de-27-em-23-ano s/

Em seu processo de transição demográfica, a população do estado de São Paulo registrou mudanças relacionadas à demografia. Entre as mudanças podemos destacar:
Alternativas
Q3187667 Atualidades
[Questão Inédita] Mariana, 10 anos após desastre: famílias sem casa, pesca proibida, ninguém punido; 9 pontos para entender a tragédia

Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão destruiu comunidades inteiras. A lama matou 19 pessoas e contaminou o Rio Doce.

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, completará uma década em 2025. Em 5 de novembro de 2015, o derramamento imediato de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração destruiu comunidades e modos de sobrevivência. A lama contaminou o Rio Doce e afluentes e chegou ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo. Ao todo, 49 municípios foram atingidos, direta ou indiretamente, e 19 pessoas morreram.

A mineração tem provocado acidentes com consequências socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG).
Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, julgue os itens a seguir.

I. A onda de lama, que atingiu populações ribeirinhas, deslocou-se pelo Rio Doce atravessando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no Oceano Atlântico.
II. O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, por minerodutos até o Espírito Santo, onde segue para exportação.
III. O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais.
IV. A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a Região Metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.


Assinale a alternativa com as opções corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: E
5: D