Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Pinhais - PR 2017 para Farmacêutico - Bioquímico

Foram encontradas 3 questões

Q1388637 Biomedicina - Análises Clínicas
A hemostasia é um processo fisiológico que proporciona um equilíbrio entre os agentes procoagulantes, anticoagulantes e fibrinolíticos, mantendo o fluxo sanguíneo na forma laminar e com velocidade e pressão controlada. O sistema procoagulante é composto pelas plaquetas (hemostasia primária) e por proteínas plasmáticas específicas denominadas de fatores da coagulação (hemostasia secundária). A ação dos fatores de coagulação é regulada pelos anticoagulantes naturais, estando entre os principais a Antitrombina (AT), Proteína C (PC), Proteína S (PS) e Fator Inibidor da Via Tissular (TFPI). O sistema fibrinolítico tem por finalidade, através do plasminogênio, remodelar o vaso lesionado para restauração o fluxo sanguíneo após uma injúria vascular (adaptado de Medicina Interna de Harrison, 2013).
Analise as afirmações a seguir.
I. O Tempo de Protrombina (TP) avalia a via extrínseca e a via comum da cascata da coagulação, bem como os fatores de coagulação vitamina K dependentes (I, II, VII, VIII e X). O fator VII é o principal fator envolvido na via extrínseca. O TP também é utilizado para o monitoramento de anticoagulação com warfarina, por ser este anticoagulante um antagonista da Vitamina K. Para o fim de monitoramento do uso de warfarina, o resultado do TP deve ser expresso pelo RNI / INR. II. Para avaliação da hemostasia primária, é utilizada a contagem de plaquetas e o tempo de sangramento (TS), sendo que este último avalia tanto as situações de deficiência numérica das plaquetas (trombocitopenias), como também a deficiência funcional (trombocitopatias). São exemplos de deficiência numérica a Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) e de deficiência funcional a Doença de Von Willebrand e a Trombastenia de Glazmann. III. O Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) avalia a ação dos fatores da coagulação da via intrínseca e da via comum, estando prolongado ou elevado na deficiência desses fatores, como na Hemofilia A, onde a deficiência é do Fator VIII. Antes da liberação de um TTPA prolongado pelo laboratório, é recomendado que se faça a prova da mistura (mix teste) para se excluir a presença da Síndrome de Anticorpos Anti-Fosfolipídeos (SAAF), que também prolonga o TTPA. Se houver a correção do TTPA, a causa provável é SAAF e se não houver correção do TTPA, a causa provável é a deficiência de alguma fator de coagulação das vias analisadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1388638 Biomedicina - Análises Clínicas
O hemograma é um exame muito solicitado na prática clínica, pois constitui uma ferramenta importante na identificação de diversas situações clínicas, sejam elas de origem hematológica ou não, como doenças infecciosas, anemias, púrpuras trombocitopênicas, neoplasias da medula óssea, entre outras. Sobre esse exame, analise as afirmativas a seguir.
I. A presença de precursores mieloides (pró-mielócitos, mielócitos, metamielócitos) e precursores eritroides (eritroblastos) no sangue periférico (hemograma) é denominada de reação leuco-eritroblástica. Este achado possui associação clínica com algumas doenças, entre as quais, a mielofibrose, principalmente se forem encontrados dacriócitos no esfregaço e a idade do paciente for superior a 60 anos. II. A diminuição (leucopenia) ou elevação (leucocitose) da contagem total de leucócitos no hemograma se deve principalmente à variação do número de neutrófilos, sendo que esta variação pode ocorrer pelas seguintes causas: egresso de neutrófilos da medula óssea para o sangue periférico, egresso de neutrófilos do sangue periférico para os tecidos, movimentação dos neutrófilos entre o compartimento marginal e o circulante. O uso de altas doses e continuo de glicocorticoides, como por exemplo, nas doenças inflamatórias autoimunes, pode provocar uma acentuada leucopenia, pois aumenta a saída dos neutrófilos para o tecido. III. Um hemograma que apresente uma plaquetopenia (contagem de plaquetas inferior a 150.000/uL) e com o índice de Plaquetas Reticuladas (IPR%) elevado, acima de 10%, demonstra que a causa provável da diminuição do número de plaquetas seja a deficiência de produção na medula óssea, como na aplasia de medula e nas mielodisplasias. IV. A presença de blastos no hemograma com contagem maior que 20% caracteriza uma leucemia aguda. Se estiverem presentes Bastontetes de Auer nesses blastos, pode-se dizer que sua origem é mieloide.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1388640 Biomedicina - Análises Clínicas
A fase pré-analítica de um exame é responsável por cerca de 70% dos erros atribuídos ao laboratório de análises clínicas. A coleta de sangue, procedimento necessário para obtenção da amostra biológica, faz parte dessa fase pré-analítica. Um fator crítico na coleta a vácuo do sangue venoso é a sequência ou ordem dos tubos. Com base nessa premissa, assinale a alternativa com a sequência CORRETA dos tubos citados, do primeiro para o último, a ser coletada.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C