Questões de Concurso Público Paranacidade - PR 2016 para Analista de Tecnologia da Informação I
Foram encontradas 30 questões
Uma empresa está contratando profissionais de Tecnologia da Informação para um determinado projeto. Trata-se de um projeto para reescrever um Sistema de Informação que foi originalmente desenvolvido com Centura SQLWindows/Gupta Team Developer. Sobre qual das linguagens de programação listadas a seguir é necessário que o profissional possua domínio?
Segue uma lista de funções do Centura SQLWindows/Gupta Team Developer e uma breve descrição da finalidade.
Analise e verifique se elas são ou não verdadeiras. Depois, assinale a alternativa CORRETA.
I. SalAppDisable: desabilita a entrada de dados de todas as telas da aplicação que estiverem sendo executadas.
II. SalActiveXCreateFromFile: cria uma instância de um objeto ActiveX.
III. SalAppFind: utilizado para verificar se uma aplicação, por exemplo, o Bloco de Notas do Windows, está em execução. SalAppFind procura primeiro por instâncias de aplicações Centura e depois por instâncias de outras aplicações Windows
IV. SalCreateWindow: cria janelas, por exemplo: dialog box, form window e table window em tempo de execução.
V. SalStrMidX: retorna uma parte de uma string a partir de três parâmetros: string, posição inicial e quantidade de caracteres.
Assinale a alternativa INCORRETA a seguir:
Analise o código a seguir e verifique dentre as alternativas de solução aquela cujo valor final das variáveis str1, str2 e str3, respectivamente, estão CORRETAMENTE representadas.
set strPhrase = 'GUPTA TEAM DEVELOPER'
set str1=SalStrMidx(strPhrase,1,7)
set str2=SalStrMidx(strPhrase,8,12)
set str3=SalStrMidx(strPhrase,3,5)
As alternativas a seguir representam o CRUD (acrônimo de Create, Read, Update e Delete) para as quatro operações básicas utilizadas em bases de dados relacionais (RDBMS) utilizando o SQLWindows. Assinale a alternativa que habilita a linha da exclusão dos dados de uma linha específica.
Quando se trabalha com bases de dados relacionais utilizando o Centura SQLBASE, é necessário saber que o (RDBMS) implementa o controle transacional. Assinale a alternativa que aborta a transação corrente e restaura o banco de dados até o último estado anterior, ou desde a conexão inicial do usuário, se não houve nenhum comando DML realizado.
Analise as afirmações relacionadas a seguir:
I. Quando um Objeto MDI é encerrado, suas janelas filhas são automaticamente fechadas também.
II. A Dialog Box é usada somente para mostrar mensagens ao usuário, portanto, não é capaz de receber parâmetros ou conter variáveis.
III. O código: Call SalMessageBox("Texto", "Titulo", CANCEL, OK), produz uma janela de diálogo com dois botões, um "Cancelar" e outro "OK".
IV. A operação SalFindWindow recebe dois parâmetros, sendo o primeiro um window handler e o segundo uma string, e retorna um boolean, sendo verdadeiro se achar a janela e falso se não achar.
É(são) VERDADEIRA(S):
Em relação ao Report Builder, são VERDADEIRAS as afirmações:
I. O Report Header e o Report Footer são impressos, respectivamente, no topo e no rodapé de cada pagina.
II. São funções do editor de fórmulas do Report Builder: SalCurrentDate e SalCurrentTime.
III. A mensagem SAM_ReportNotify é usada pelo Report Builder para notificar o Centura Builder que um erro ocorreu durante a leitura dos dados.
Sobre o código:
Call SalTblPopulate(hWnd, hSql, '', TBL_FillAllBackground)
Assinale a opção VERDADEIRA.
Sobre máscaras de entrada, assinale a alternativa CORRETA.
Deseja-se inserir as informações em uma lista duplamente encadeada, primeiro o valor 7 no início da lista e depois o 9, também no início da lista. Assinale a alternativa CORRETA que representa o estado da lista após as inserções.
Deseja-se realizar as seguintes operações em uma pilha: inserir os valores 9, 3, 5, 7, 4, 3, 2 e 8, respectivamente; realizar a operação remover 3 vezes; e inserir o valor 9. Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o estado final da pilha.
Sobre árvores binárias, é CORRETO afirmar que:
Em PHP, o array é implementado como um mapa ordenado, associando chaves e valores, facilitando assim o uso de arrays para representar estruturas de dados como: listas, hash tables, pilhas, filas, entre outros.
Considerando o uso de arrays em PHP, avalie os trechos de código a seguir:
I. $lista = array(1,2,3,4,5).
II. $pessoa = array(“nome” => “José”, “sobrenome” => “Oliveira”).
III. $arr[0] = “PHP”; $arr[1] = “JAVA”; $arr[2] = “Ruby”.
IV. $amigos = array("Henrique"=>array("Ana","Carolina", "Tiago"),"Paulo"=>array("Maria", "Izabel")).
V. $contas['luz'] = 68.35; $contas['agua'] = 35.50.
São exemplos CORRETOS de utilização de arrays em PHP os itens:
O código-fonte a seguir utiliza-se da extensão PDO (PHP Data Objects) para acessar e consultar uma base de dados em MySQL.
<?php
try {
$dbh = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=sistema', 'root', '');
$perfil = $_GET['perfil'];
$status = $_GET['status'];
$stmt = $dbh->prepare("SELECT * FROM users WHERE perfil = ? AND status = ?");
$stmt->bindParam(1, $perfil, PDO::PARAM_INT);
$stmt->bindParam(2, $status, PDO::PARAM_STR);
$stmt->execute();
foreach($stmt->fetchAll() as $user) {
print_r($user);
}
} catch (PDOException $e) {
die("Erro ao conectar: " . $e->getMessage() . "<br/>");
}
?>
Sobre as funcionalidades do PDO utilizadas, analise as afirmações a seguir:
I. A utilização do método prepare() inviabiliza ataques via SQL Injection à consulta definida.
II. O comando $stmt->execute() poderia ser substituído por $stmt->query().
III. É possível utilizar também a interface procedural do PDO e não apenas a interface orientada a objetos.
IV. Para conectar a uma base de dados diferente do MySQL, basta alterar o DSN passado para o construtor da classe PDO.
É CORRETO o que se afirma em:
<?php
$a = 1;
$b = true;
$c = array(1);
var_dump($a == $b);
var_dump($b == $c);
var_dump($a === $b);
var_dump($a !== $c);
?>
No código-fonte acima, qual seria a ordem dos valores booleanos apresentados?
A função header() do PHP tem como objetivo enviar cabeçalhos HTTP como resposta a uma requisição. Dentre as funcionalidades possíveis ao modificarmos cabeçalhos HTTP de resposta estão:
Analise o código-fonte a seguir:
<?php
var_dump($_POST);
?>
<!DOCTYPE HTML>
<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />
<title>Concursos XYZ</title>
</head>
<body>
<form action="<?php echo $_SERVER['PHP_SELF'] ?>" method="post">
<p>Você é cliente de qual estado?</p>
<p>
<select name="estado">
<option value="PR">Paraná</option>
<option value="SC" selected="selected">Santa Catarina</option>
</select>
</p>
<p>Seus interesses:</p>
<p><input type="checkbox" name="interesses[]" value="1" checked="checked" /> Iphone</p>
<p><input type="checkbox" name="interesses[]" value="2" /> Motorola</p>
<p><input type="checkbox" name="interesses[]" value="3" checked="checked" /> Samsung</p>
<p>Aceita os termos de uso?</p>
<p>
<input type="radio" name="termos" value="S" checked="checked"> Sim
<input type="radio" name="termos" value="N"> Não
</p>
<input type="submit">
</form>
</body>
</html>
Qual será a informação apresentada pela função var_dump() caso seja feita a submissão do formulário descrito no código-fonte sem nenhuma alteração por parte do usuário?
Após analisar o código-fonte a seguir, escrito para a versão 5.4 ou superior do PHP, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação.
<?php
class A{
private $attr = 10;
public function __construct($init = 5){
$this->attr = $init * 3;
}
public function __set($name, $value){
$this->$name = $value;
}
public function __get($name){
return $this->$name;
}
}
$a = new A();
$x = $a->attr;
$a->attr = 5;
echo "R:" . ($x + $a->attr);
?>
Ao executar o script, seria apresentado em tela o resultado:
O arquivo de configuração do PHP (php.ini) armazena todas as diretivas que serão lidas quando o PHP é iniciado. Considerando que a diretiva file_uploads esteja definida como On, para permitir que os scripts PHP de um servidor possam, além de receber valores de campos de formulário, também receber um arquivo único de tamanho máximo 15 megabytes, eu tenho que me certificar de que: